Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Joelna Holder parabeniza Rondônia pelos seus 38 anos de instalação

Segunda-feira, 06 Janeiro de 2020 - 10:19 | da Assessoria


Joelna Holder parabeniza Rondônia pelos seus 38 anos de instalação

Dia 4 de Janeiro. Um dia marcado com repletas homenagens e alegrias dispensadas a esta amada terra por Rondonienses e Rondonianos, orgulhosos de um Estado tão rico e de um povo tão lutador. Comemorando os 38 anos da Instalação do Estado de Rondônia, a vereadora Joelna Holder, rondoniense, e de uma das famílias tradicionais do Estado, também parabeniza a toda a população por todas as conquistas obtidas em favor desta terra tão rica e de uma beleza natural extraordinária.

Rondônia, como a conhecemos hoje, surgiu como “Território Federal do Guaporé”, e foi criado através da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981, com áreas desmembradas dos estados do Amazonas e Mato Grosso. A área já era explorada por bandeirantes desde meados do século XVI, quando ainda fazia parte da província do Mato Grosso, sendo alvo de passagem devido a entrada pelo Rio Madeira.

Mas foi somente com o declínio do ouro e o auge da exploração da borracha construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em virtude do Tratado de Petrópolis (1903) constituiu em um poderoso impulso ao povoamento da região.

No dia 31 de dezembro de 1982, o governador coronel Jorge Teixeira de Oliveira assinou o Decreto-Lei nº 39, que define no artigo 1º: Fica instituído o dia 4 de janeiro de cada ano para comemorar a criação do Estado de Rondônia, passando esta data a ser considerada feriado estadual.

Com esse crescimento populacional rápido e composto por muitos imigrantes, Rondônia é destacado como um estado acolhedor que apresenta grande diversidade em sua população, são imigrantes paranaenses, paulistas, mineiros, gaúchos, capixabas, mato-grossenses, amazonenses, e de vários estados do Nordeste. Um local acolhedor que tem em sua composição belezas inigualáveis, e que foi construído mediante o trabalho e luta de frutos da sua terra. “Parabéns minha querida Rondônia de todos nós destemidos pioneiros, pois aqui toda vida se engalana”, finalizou a Vereadora.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também