Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Laerte garante compra de mudas de café clonal para agricultores de Alvorada

Segunda-feira, 18 Abril de 2016 - 21:06 | Ivonete Gomes


Além de fortalecer a agricultura familiar, parlamentar ajuda a aumentar o PIB de Rondônia

Na presença de 300 agricultores que participaram do Dia de Campo do Café em Alvorada do Oeste, o deputado Laerte Gomes (PSDB) anunciou uma emenda individual de R$ 300 mil para compra de mudas da variedade clonal BRS Ouro Preto, desenvolvida por pesquisadores da Embrapa e recomendada para a região.

De acordo com o parlamentar, cafeicultores de todo Estado estão substituindo as lavouras de semente por mudas clonais, garantindo uma produtividade de até 70 sacas por hectare sem irrigação e 121 sacas em área irrigada.

Em Rondônia, a cafeicultura é uma prática da agricultura familiar que garante o segundo maior PIB do setor para o Estado, perdendo apenas para a soja, cultura que avança sobre as áreas de pastagens.

Para Laerte Gomes, os clones de café vêm transformando a vida financeira dos produtores e, por isso, é essencial que o estado fomente o cultivo com a troca de lavouras.

“Nossos produtores precisam das mudas e também de calcário e assistência técnica. Pedimos ao secretário de Agricultura, Evandro Padovani, que apresente programas para ajudar esses agricultores. Quando o campo produz, o município cresce e quando isso acontece o Estado acompanha esse crescimento”, disse Laerte no Dia de Campo.

O município de Alvorada do Oeste conta hoje com 660 cafeicultores, segundo o último levantamento realizado pelo escritório local da Emater. Dependendo do espaçamento de covas, o produtor pode plantar até 3,3 mil mudas por hectare. Com a emenda do deputado Laerte Gomes as lavouras terão mais 375 mil mudas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também