Rondônia, quarta-feira, 30 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 09h42

Lucio Mosquini sensibiliza presidente da República para impedir avanço do café estrangeiro

Da assessoria


Lucio Mosquini sensibiliza presidente da República para impedir avanço do café estrangeiro

"O Governo do Estado de Rondônia tem investido muito forte em mudas e no incentivo à produção de café Robusta. Entretanto o estado de Rondônia, assim como o Espírito Santo, outro grande produtor, foram surpreendidos com a intenção do Ministério da Agricultura de liberar a importação de café, principalmente dos países asiáticos". Este foi um trecho do pronunciamento do deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) na tribuna da Câmara dos Deputados na tarde desta segunda-feira (20) contra a importação de café.

Mosquini considera um "duro golpe" na agricultura rondoniense a importação de café do Vietnã e outros países asiáticos, se autorizada pelo Ministério da Agricultura.
Desde a semana passada Mosquini vem fazendo gestões junto ao Ministério da Agricultura e ao presidente Michel Temer para que a autorização não seja concedida. O parlamentar rondoniense considera que há estoque suficiente de café conilon para abastecer a indústria. Existe também o risco sanitário de contaminação com fungos e bactérias em caso de importação, o que coloca em risco a segurança alimentar.
Rondônia é o segundo maior produtor do café conilon e 80% dos cafeicultores praticam agricultura familiar. A previsão de safra, em todo o estado, para 2016, foi em torno de um 1,626 milhão de sacas.
Nesta terça-feira (21) Mosquini tem audiências marcadas com Antônio Imbassahy, Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, e com o Ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira. Ambas as reuniões são para tratar da flexibilização de importação de café Robusta.

Ainda em seu pronunciamento na Câmara dos Deputados, Mosquini afirmou: "o pequeno produtor rural, aquele que sobrevive da agricultura familiar, que produz em 1 ou 2 hectares de café, não pode ser prejudicado. Justamente agora que estamos retomando a produção de café no estado através da agricultura familiar. Quero deixar o meu apelo a todos os membros da Camex para tenha cautela, estude mais a matéria e não flexibilize a importação de café agora".
Camex é a Câmara de Comércio Exterior, órgão integrante do Conselho de Governo da Presidência da República e tem por objetivo a formulação, adoção, implementação e coordenação de políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions