Rondônia, sábado, 18 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 17 de Março de 2015 - 07h51

Luiz Cláudio discursa na Câmara em defesa do Estado e do homem do campo

Câmara


Luiz Cláudio discursa na Câmara em defesa do Estado e do homem do campo
O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) proferiu o seu primeiro discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, 16, em defesa do Estado de Rondônia, da população brasileira, principalmente a população do setor rural.
Na oportunidade, o parlamentar registrou o avanço democrático da população brasileira com as manifestações e os protestos nas ruas, acrescentando que “O povo realizou uma manifestação pacífica em que não é só um governo que tem que refletir, mas todos os governos —na esfera federal, estadual e municipal — e também todos os poderes constituídos”, frisou.
Luiz Cláudio considerou que o grito do povo nas ruas é contra a corrupção e o desperdício do dinheiro público em obras que nem sempre são prioridades e muitas vezes desnecessárias.
“O povo quer melhoria na saúde, na educação. Ninguém suporta mais a corrupção e todos nós, políticos ou não, temos de ter um compromisso com a Nação e as pessoas que esperam por uma atitude que lhes dê vida digna”, acrescentou.
Em seu discurso, Luiz Cláudio parabenizou as ações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal que desenvolve seu papel com muita competência.
O parlamentar disse que no Estado de Rondônia, existem muitos problemas relacionados às drogas, principalmente por ter cerca de 1.400 km de área de fronteira com a Bolívia. Para ele, infelizmente é o chamado corredor das drogas.
Argumentou que a droga hoje tem destruído famílias, a vida de muitos jovens e torna-se necessário alocar recursos federais para equipar cada vez mais a Polícia Federal, Exército e Força Nacional com o propósito de combater essa prática que ceifa a vida de milhares de brasileiros.
Luiz Cláudio disse que pretende apresentar um projeto onde todo o dinheiro apreendido, oriundo do tráfico e da corrupção seja revertido em benefício à cura dos drogados e para o combate a esse crime que tem a característica da hediondez.
Ao falar sobre as necessidades do povo do seu Estado, Luiz Cláudio lembrou que cada parlamentar tem cerca de R$ 60 milhões de emendas individuais pelos quatro anos de mandato e pretende acompanhar a aplicação de cada centavo de seus recursos a que tem direito ao Orçamento Geral da União para que possam de fato ser aproveitados pela população se transformando em benefícios nas áreas de educação, saúde, segurança e principalmente no setor agrícola e sua produção.
No seu discurso, disse: “Para se ter uma ideia, o Estado de Rondônia, que tem uma extensão territorial de 237 mil quilômetros quadrados, com 67% de florestas, de reservas e de áreas indígenas, tem apenas 23% de áreas agricultáveis”, lembrou.
“E com essa área agricultável, Senhor Presidente, Rondônia é o sétimo maior produtor de leite do Brasil, o oitavo maior rebanho bovino do país e o segundo maior produtor brasileiro de café Conilon e ainda um dos cinco Estados que mais produzem café no Brasil. O Estado de Rondônia tem uma vocação para a agricultura familiar e para o agronegócio”, finalizou.
Luiz Cláudio alertou os parlamentares que no Brasil, hoje, 84% da população está localizada na área urbana, e apenas 16% reside no campo. É um grande celeiro de grãos e grande exportador de carnes, produtor de grãos, e apenas 16% da população são da área rural.
O parlamentar disse que o governo federal precisa olhar com mais atenção para o homem do campo que nesse momento precisa de ajuda com equipamentos e financiamentos ao setor rural, escolas rurais, programa “Minha casa, minha vida” especificamente para a área rural, postos de saúde e principalmente áreas de lazer que possam frear o Êxodo rural. “As pessoas da área rural gostam do campo, se não ficam é por falta de apoio”, disse.
“Nós sabemos que a educação com o ensino infantil é de competência dos Municípios e o ensino fundamental também. O ensino médio é do Estado e o ensino superior é de responsabilidade do Governo Federal, mas um grande problema que tem afastado as famílias do campo é exatamente o modelo de educação que aí está. Em vez de melhorar as escolas lá no campo, priorizando institutos de profissionalização na área rural ou até mesmo ensinos que venham ao encontro da realidade do campo, estão transferindo os alunos para a cidade, fazendo com que não tenham mais interesse em voltar para o campo” diz Luiz Cláudio em seu discurso.
Em Rondônia, várias famílias da área rural ainda não possuem a modernidade da energia elétrica tão necessária ao desenvolvimento do setor. Na Câmara vamos lutar para que essa história mude em favor do trabalhador rural.
“O Brasil é um grande exportador. A grande diferença na balança comercial é do agronegócio e da agricultura familiar. Os governos têm que parar de olhar para o campo com discriminação, levando migalhas de recursos — nem sequer estradas decentes possuem, tendo que escoar sua produção de forma precária”.
A falta de estradas constitui um dos maiores problemas para a agricultura desse país e principalmente de Rondônia. Esse é o setor que produz o alimento que vai para a mesa dos brasileiros.
A maior preocupação das famílias hoje é com a violência urbana, mas, no campo
não há violência, no campo não há roubo, no campo existe somente trabalho. Então, o campo, além de produzir comida, produz oportunidade de emprego para aqueles que querem produzir e trabalhar e paz.
Luiz Cláudio finalizou seu discurso dizendo que “O governo federal, estadual e municipal, precisam mudar sua forma de ver o homem do campo e lembrar que são pessoas produtivas, carentes de todas as benesses oferecidas ao homem da área urbana e torna-se necessário nesse momento uma maior aplicação de recursos para o desenvolvimento do setor”, finalizou.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions