Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Márcio Oliveira cobra estrutura da Semed para acompanhamento de alunos com deficiência

Sexta-feira, 25 Maio de 2018 - 17:33 | da Assessoria


Márcio Oliveira cobra estrutura da Semed para acompanhamento de alunos com deficiência

“Após audiência pública que propusemos e realizada no último dia 09, também sugerimos uma reunião com a secretaria de Educação e o grupo 'Mães Coragem' como próximo passo para que fossem enumerados todos os problemas enfrentados por alunos com deficiência nas escolas do município de Porto Velho”, disse o vereador Márcio Oliveira.

Participaram da reunião com o secretário municipal de Educação, Marcos Aurélio Marques, que foi realizada no dia 11 pela manhã, o vereador Márcio Oliveira, que foi o autor da proposta da audiência pública que originou a reunião, a primeira dama do município, Yeda Chaves, representantes de entidades não governamentais e do movimento “Mães Coragem”.

Representantes do movimento Mães Coragem, Fabiana e Cátia Souza, entre elas, fizeram detalhadamente um relato da atual situação: necessidade de incentivo e disponibilização de ensino de libras para os alunos com dificuldade de comunicação verbal; falta de estrutura em escolas para atividades aquáticas complementares para alunos, como forma de terapia ocupacional e falta de acessibilidade nos prédios das escolas e, principalmente, a não existência de profissionais capacitados para acompanhar esses alunos.

Parcerias

Foi sugerido na reunião maior entrosamento e parceria da prefeitura, no caso a Semed, com as entidades não governamentais que atuam na área como Apae, Casa Família Rosetta e outras. As mães usam a APAE e Casa Família Rosetta, porém, estes lugares também são carentes de infraestrutura e de apoio em geral.

Foi também sugerido que se incentivem voluntários e que se monte um programa de estagiários para atuarem e ajudarem na área.

Cátia de Souza do movimento “Mães coragem” relatou que o Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) opera em péssimas condições , falta de infraestrutura e de limpeza, forro quebrado e ar condicionados que não funcionam; sugeriu também a criação de um centro/setor só para as crianças.

Compromissos

O secretário Marcos Aurélio Marques e a primeira dama, Yeda Chaves, assumiram que realmente é preciso se tomar medidas imediatas de melhorias para esses alunos portadores de deficiências. Já ficando acertado que será reforçado a parceria e o apoio da prefeitura com a Apae e a Casa Família Rosetta.

A Semed assumiu que vai promover especialização na área para cerca de 400 professores o quanto antes e as escolas sob contrato de aluguel, esses só serão renovados se o locador adequar à acessibilidade; quanto as escolas do município, precisam de projetos para adequação, o que deve ser feito.

O secretário disse que precisa ter audiência com Ministério Público e com os Conselhos afins, pra discutir mais a fundo o perfil do candidato de acompanhante de alunos com deficiência para se ter todo cuidado na elaboração do concurso para evitar erros. Marcos Aurélio disse já estar marcando essa reunião com no MP.

Cobrança

Márcio Oliveira após a reunião fez uma análise de como serão encaminhadas essas demandas em busca de uma solução. “ É que estamos cansados de promessas que depois não são cumpridas. Essa questão do acompanhamento de alunos com deficiência na rede escolar municipal já se arrasta um bom tempo. Não vamos mais admitir esse tipo de irresponsabilidade por parte do executivo municipal”, disse o vereador.

“Continuaremos cobrando, juntamente com o movimento Mães Coragem, do qual faço parte, ações da prefeitura no sentido de encontrarmos uma solução. Não aceitaremos que o executivo municipal continue tratando essa demanda com descaso. Seremos vigilantes nessa cobrança”, afirmou o vereador.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também