Rondônia, 01 de novembro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Marcos Rocha reforça esperança em ação da PGE para garantir direito definitivo dos produtores atingidos pelo erro da demarcação indígena

Sábado, 01 Novembro de 2025 - 10:56 | Redação


Marcos Rocha reforça esperança em ação da PGE para garantir direito definitivo dos produtores atingidos pelo erro da demarcação indígena

O governador Marcos Rocha voltou a defender a ação efetiva da Procuradoria Geral do Estado (PGE) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o direito definitivo à propriedade aos produtores rurais atingidos pelo erro demarcatório das terras indígenas Uru-Eu-Wau-Wau. Na semana passada, o RONDONIAGORA divulgou vídeos da destruição realizada pelos agentes do Ibama, Funai e Força Nacional em pastos, barracões, cafezais e cercas de pequenos produtores da linha 106 em Alvorada do Oeste. A Casa Civil do Governo Lula determinou a retirada, inclusive por meio violento, para expulsar os agricultores com seus títulos há 40 anos emitidos pelo INCRA, mas agora contestados pela Funai com apoio da gestão petista.

Diante desse quadro, o governador manifestou-se em vídeo nas redes sociais cobrando firmemente uma ação dos parlamentares, deputados e senadores, já que o processo é federal e está há 40 anos  tramitando no Poder Judiciário. Rocha foi mais além, e determinou a PGE para achar uma solução para reverter essa situação no STF, e o procurador Thiago Alencar já reuniu seu pessoal técnicos para buscar uma saída legal.

Preocupados com o ano eleitoral vindouro, políticos contrários ao governador começaram a xingar e faltar com a verdade. “Como maus políticos não a verdade e preferem ludibriar o povo”, disse uma liderança política ao falar sobre o espetáculo do senador Marcos Rogério na Assembleia Legislativa, logo após saber da liminar expedida pelo Tribunal Regional Federal (TRF), mantendo por enquanto a posse dos produtores.

Ao invés de responder as acusações, o governador Marcos Rocha espera a ação do procurador-geral do Estado, Thiago Alencar, que nada tinha a ver com o processo, mas que após a determinação do chefe do Executivo, debruçou-se sobre o processo e está trabalhando incansavelmente com os demais procuradores e se tornaram a única esperança daquelas sofridas famílias que vivem na região da BR-429, no município de Alvorada do Oeste.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também