Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Marinha Raupp destaca importância do PDES para diminuir as desigualdades sociais

Quinta-feira, 07 Julho de 2016 - 15:17 | Da Redacao


A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) destacou nesta quinta-feira, 7, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, a importância das discussões sobre a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (PDES), o planejamento estratégico do Governo de Rondônia, que deverá nortear os rumos do desenvolvimento estadual no âmbito socioeconômico até o ano de 2030.

 “Estou muito feliz por participar dessas audiências, porque entendo que esse momento nos faz refletir o passado, analisar o presente e projetar o futuro”.

As reuniões foram divididas em 10 regionais. A última acontece nesta quinta-feira (7) em Porto Velho. Antes foram realizadas audiências em Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, São Francisco, Rolim de Moura, Cacoal, Vilhena e Guajará-Mirim.

De acordo com a deputada, o planejamento estabelece metas para os próximos 15 anos, levando em conta três pilares que são: prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social.

“Se nós não tivermos as ferramentas de diagnósticos e os instrumentos técnicos, não vamos diminuir as desigualdades sociais. Eu sempre preso pela participação da sociedade. Se a sociedade não participar desse momento, que o governo do estado nos oportuniza, a gente se perde”.

Marinha Raupp já tinha conhecimento do projeto e a apresentação só veio mostrar a importância da união dos poderes em prol do crescimento do estado.

“É muito importante pensar na Rondônia no presente e no futuro. O governador Confúcio Moura está de parabéns, e nós, como parlamentares também estamos à disposição para fomentar essa parceria”, afirmou a deputada

O desejo da deputada e que as ações debatidas no PDES sejam colocadas em prática, independente de governos ou atribuições partidárias, e que a população rondoniense seja colocada em primeiro plano.

INTEGRAÇÃO

“Vocês sabem da minha luta constante para essa integração da região do Vale do Guaporé com a região da zona da Mata. Por fazer parte da Comissão da Amazônia e acreditar nesse instrumento de trabalho que participamos de todas as audiências. Isso é importante porque é um momento de integração entre a área técnica e das experiências e potencialidade que temos em cada área do setor produtivo”, concluiu a deputada

Nas dez audiências, os trabalhos de apresentação do PDES foram conduzidos pela coordenadora técnica do PDES, Zilene Santana Silva Rabelo, com a participação do técnico da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), economista Natan Oliveira, que fez ampla explanação sobre o diagnóstico econômico do estado.

Ontem, em Porto Velho, no encerramento das audiências, além da deputada Marinha Raupp, participaram o secretário de Planejamento, George Braga, o chefe da Casa Civil, Emerson Castro.

Emerson Castro fez questão de destacar o trabalho desenvolvido em favor do estado de Rondônia nesses mais de 20 anos de mandato.

A assessora técnica da Sepog, Ana Maria Vilar, fez um diagnóstico situacional participativo do Estado de Rondônia, o qual contempla quatro diretrizes e 28 programas.

PDES

O PDES é fruto do acordo de cooperação técnica entre o Estado de Rondônia e o Ministério da Integração Nacional e aponta alternativas para reduzir desigualdades e maximizar oportunidades de desenvolvimento nas diversas regiões de Rondônia. O Programa envolve grande parte dos órgãos estaduais e contam com o apoio de diversas instituições.

A construção desse instrumento de gestão estabelece o planejamento do desenvolvimento sustentável regionalizado de Rondônia com base no conhecimento da realidade local.

Para tanto, a participação da sociedade é fundamental para a redução de desigualdades entre as regiões, evitar desperdícios e ofertar políticas públicas eficientes e eficazes possibilitando a promoção da igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também