Rondônia, sábado, 24 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 04 de Dezembro de 2014 - 12h27

Meta fiscal: prefeituras estão inadimplentes, anuncia Arom

AROM


A insuficiência de recursos ante o conjunto de metas administrativas paralisa os governos municipais. Só em Rondônia, dos 52 municípios, 50 encerrarão o ano com algum apontamento de inadimplência junto ao Cadastro único de Convênios – CAUC. Isso significa que estão impedidos de realizar qualquer operação de crédito, inclusive de celebrar convênios de transferências com a União e estado.
A restrição dos municípios ao CAUC é um procedimento instituído pela Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, que avalia 16 itens de descumprimento por parte da gestão. Na prática, o cadastro funciona como uma espécie de “SPC” dos municípios. Com o inadimplemento, os prefeitos se ressentem ainda mais do cenário de crise, conforme avalia a Associação Rondoniense de Municípios – Arom.

As causas que levam as prefeituras a incorrerem nessas restrições estão diretamente ligadas ao volume de serviços públicos a serem ofertados e a escassez de recursos. Pisos salariais com reajustes automáticos, índices de folha de pessoal, custo municipal por equipes de programas federais em saúde e educação também são alguns dos agravantes.

Para Marinho da Caerd, presidente da Arom e prefeito de Machadinho do Oeste, o sistema federativo de participação sobre os recursos do País pelos municípios precisa ser aprimorado. Neste sentido, o representante municipalista reforça a defesa da formulação de um novo pacto federativo: “Se 95% de nossos municípios estão com problemas é um sinal de que o sistema federativo está chegando a um esgotamento”.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions