Rondônia, 22 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Ministério das Relações Exteriores: Mosquini trata da ponte binacional e da balsa de Costa Marques

Quarta-feira, 30 Agosto de 2023 - 09:37 | da Assessoria


Ministério das Relações Exteriores: Mosquini trata da ponte binacional e da balsa de Costa Marques

O deputado federal Lucio Mosquini (MDB-RO) participou na tarde desta terça-feira de uma reunião com o ministro das relações exteriores, embaixador Mauro Vieira. O encontro foi organizado pela Frente Parlamentar do Agro, e na oportunidade o parlamentar tratou sobre a implantação e alfandegamento da balsa em Costa Marques, e sobre a construção da ponte binacional. Mosquini disse que a construção da ponte binacional representa uma abertura de um novo corredor econômico e comercial para Rondônia. “Nos próximos anos, poucas pessoas vão passar pela transpacífico no Peru, toda saída será por Guajará-Mirim, além de andar mil quilômetros terrestre a menos que o outro trecho, pagando R$ 1,80 preço no litro do diesel na Bolívia, a viagem é dez dias a menos por água “, argumentou o representante do MDB.

 Para o deputado federal Lucio Mosquini, a região de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho vai explodir financeiramente após a abertura dessa rota comercial. O congressista voltou a falar sobre a abertura da estrada que leva a nova balsa que será instalada em Costa Marques. “Nossa luta agora é pelo alfandegamento do lado boliviano”. “Quase todo sal de Rondônia vem do estado de Rio Grande do Norte, ou seja, o sal anda quase 5 mil quilômetros para chegar em Rondônia, sendo que temos a maior jazida de sal do mundo a menos de mil quilômetros aqui na Bolívia, é bem mais barato, porém falta a balsa”, defendeu.

Mosquini lembrou que a produção bovina de Rondônia consome quase 500 mil quilos de sal por dia, e a ideia é “economizar muito, e ainda vender nossa produção para a Bolívia”.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também