Rondônia, quarta-feira, 1 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 08 de Agosto de 2011 - 17h57

Ministra do Desenvolvimento Social lança em Manaus programa de superação à pobreza

Assessoria


O acordo de cooperação entre o Governo de Rondônia e o Governo Federal, a ser firmado no dia 25 de agosto, na cidade de Manaus com a participação da presidente Dilma Rousseff e os governadores da região Norte, foi o principal assunto tratado na manhã desta segunda-feira (8), em Brasília, pelo governador Confúcio Moura e a ministra, Tereza Campelo, do Desenvolvimento Social.

Segundo a ministra, Rondônia é o pioneiro na região Norte a pactuar com o Governo Federal o lançamento de um plano estadual em sintonia com o Plano Brasil Sem Miséria. “Rondônia foi o primeiro Estado do Norte do País que se dispôs a complementar renda com recursos próprios”, afirmou.

Segundo a ministra, Rondônia também é o Estado que tem a melhor migração para a versão 7.0 do Cadastro Único do Governo Federal. Dos 52 municípios do Estado, 50 já fizeram esta migração.

Para a ministra, o Programa Brasil Sem Miséria está em franco andamento. Prova disso foi a conversa que teve com o governador Confúcio Moura, onde foi firmado um pacto pelo social. “Eu tenho certeza que vamos atingir nossa meta em Rondônia, graças a essa parceria. Brasil Sem Miséria, Governo Federal e Governo Estadual caminhando junto com os municípios”, disse.

De acordo com o governador Confúcio o Plano de Superação à Pobreza e Extrema Pobreza que está sendo estruturado em Rondônia tem uma visão social abrangente, complementa e coincide com o programa de erradicação da miséria do governo Federal e acrescenta outros módulos na área de habitação popular, emprego e renda, e geração de oportunidades para a juventude. “Nosso programa é audacioso porque queremos uma Rondônia menos desigual”.

Após conhecer os detalhes do plano do Estado, a ministra se comprometeu em vir a Rondônia para lançar o plano estadual em parceria com o Brasil Sem Miséria.

Confúcio Moura afirmou também que o Estado fez um levantamento do número de famílias que vivem em situação de extrema pobreza, cerca de 120 mil pessoas, ou 30 mil famílias. “Agora vamos localizar essas pessoas que estão em situação degradante vivendo com menos de R$ 70,00 por mês’’, garantiu.

Outra ação prevista é o fortalecimento da agricultura familiar, por meio de compras públicas e privadas. Em Rondônia, quase 54% da população extremamente pobre vive em áreas rurais.

BOLSA VERDE E GUAPORÉ

O governador explicou que o programa é importante para socorrer de imediato as famílias e prepará-las para o amanhã. Confúcio também anunciou a criação da Bolsa Guaporé (em homenagem ao Rio Guaporé), que será destinada a pessoas extremamente pobres para a conservação dos recursos naturais do estado, como reservas extrativistas e florestas. A iniciativa funcionará a exemplo da Bolsa Verde, do plano nacional de superação da extrema pobreza. A secretária extraordinária para Superação da Extrema Pobreza (Sesep), Ana Fonseca, presente à reunião disse que está otimista com o sucesso do plano em Rondônia.

Conforme a secretária de Assistência Social, Cláudia Moura, que acompanhou o governador na audiência, o Estado quer erradicar a miséria e promover a inclusão produtiva. Para isso, está trabalhando no sentido de incluir os rondonienses que estão abaixo da linha da pobreza e integrá-los a esses programas.

Participaram também da audiência, Elizete Lionel, superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília; e Tiago Falcão, secretário Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions