Rondônia, domingo, 15 de setembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 17 de Novembro de 2009 - 16h09

Moreira Mendes defende aposentados e aprovação de projeto da categoria

Assessoria


Num breve discurso no plenário da Câmara, na tarde desta terça-feira, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) defendeu a votação e aprovação urgentes dos projetos de lei que beneficiam os aposentados de todo o País. Ele reclamou, sobretudo, da dificuldade do Legislativo em votar o PL 3299/2008, que extingue o fator previdenciário, e o PL 1/2007, que estende às aposentadorias o mesmo reajuste do salário mínimo.

Moreira criticou a atitude do governo federal, que, por meio de seus líderes na Câmara, retirou os projetos dos aposentados da Ordem do Dia para dar prioridade à votação das matérias referentes ao pré-sal. “Os aposentados foram rifados pelo governo, que inverteu a ordem de prioridades nesta Casa, colocando em primeiro plano a votação do marco legal do pré-sal – que é importante, mas não é urgente - em detrimento do reajuste dos aposentados”, denunciou.

O mais grave, segundo o deputado, é que o governo sequer aceita discutir o assunto, e já avisou que não vai votar os projetos relativos aos aposentados, não vai apresentar nova proposta sobre o tema e não pretende voltar a discutir a proposta já apresentada, que, aliás, foi recusada por todas as centrais sindicais. A conseqüência disso, advertiu Moreira, “é que a votação do pré-sal vai se estender até o mês de dezembro, e a discussão sobre os benefícios dos aposentados, mais uma vez, será empurrada com a barriga para o ano que vem”.

“É bom que se registre que não está sendo empurrada por nós aqui do Congresso, mas pelo governo, que não tem sensibilidade nem compromisso com os cidadãos e cidadãs que já fizeram muito por esse País”, criticou o parlamentar.

Fator Previdenciário

Na contramão do que pensa o governo, os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - dentre eles Moreira Mendes, aprovaram hoje, por unanimidade, o Projeto de Lei 3299/08, que acaba com o fator previdenciário, dispositivo que, em geral, diminui o valor de aposentadorias. O deputado rondoniense falou em nome do PPS e reiterou que o Partido vem defendendo, firmemente, a aprovação das matérias que dizem respeito aos aposentados. “Não podemos mais protelar esse assunto. Os aposentados estão sendo injustiçados, e o Congresso precisa corrigir isso urgentemente”, defendeu.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/politica/moreira-mendes-defende-aposentados-e-aprovacao-de-projeto-da-categoria)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions