Rondônia, 24 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Moreira Mendes defende início imediato das obras de Jirau

Quinta-feira, 16 Outubro de 2008 - 16:07 | Assessoria


O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) considerou extremamente positiva a reunião pública realizada na noite de ontem, em Porto Velho, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Consórcio Energia Sustentável do Brasil para apresentação do projeto de alteração do eixo do barramento da Usina Hidrelétrica de Jirau. O evento, coordenado pelo presidente do IBAMA, Roberto Messias Franco, serviu, segundo o deputado, para esclarecer de uma vez por todas que as comunidades envolvidas querem a construção da usina, e que, por outro lado, há uma manifesta intervenção do consórcio liderado pela Odebrecht – responsável pela usina de Santo Antônio - para tumultuar o processo. “As mesmas pessoas que se manifestaram contra (na reunião), cerca de 4 ou 5, são técnicos a serviço do consórcio encabeçado pela Odebrecht”, disse ele.



Novo local

O deputado reiterou que a construção das usinas do rio Madeira é um passo importantíssimo para o desenvolvimento de Rondônia e da Região Norte como um todo. No entanto, lembrou que as demandas econômicas, sociais e ambientais do estado devem ser atendidas plenamente.

Novo local

O consórcio sustenta que a mudança de local vai refletir no bolso do brasileiro, uma vez que a nova localização - a Ilha do Padre, 9,2 quilômetros depois da Cachoeira de Jirau e a cerca de 135 quilômetros de Porto Velho – vai reduzir o custo da usina em aproximadamente R$ 1 bilhão, possibilitando, assim, uma energia mais barata para o consumidor final. Além disso, os técnicos argumentam que a mudança também vai reduzir os impactos ambientais e permitir que a obra seja concluída um ano antes do prazo inicialmente previsto. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também