Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

No plenário da Câmara deputado Lúcio Mosquini elogia gestão do Governo de Rondônia

Quarta-feira, 27 Abril de 2016 - 13:48 | Da Redacao


Em um longo discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, o deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) falou sobre o bom momento que vive o estado de Rondônia - em contraposição à crise nacional - falou das atividades do seu mandato e reiterou sua confiança em um eventual futuro governo Michel Temer.

Mosquini abriu sua fala agradecendo o povo de Rondônia, "do qual sou procurador aqui em Brasília" e reafirmando sua posição favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Aos deputados presentes no plenário Lúcio Mosquini exaltou o espírito desbravador do povo rondoniense e fez uma menção especial à Jaru, cidade que se destaca na região Norte na produção de leite e carne.

O ponto alto do discurso foi quando Mosquini apresentou aos deputados e ao Brasil - o discurso foi transmitido ao vivo para todo o país - os números da economia de Rondônia e os pontos fortes da gestão Confúcio Moura.

"O Governador Confúcio tem sido incisivo nos cortes de gastos públicos, no controle das despesas do Governo do Estado e tem obtido sucesso. Rondônia é um dos três Estados do Brasil cujas contas encontram-se no azul. A equipe técnica do Governo tem tratado com austeridade os compromissos públicos, inclusive com relação ao pagamento de salários. O Governador Confúcio já está no seu quinto ano de mandato, sem nunca ter atrasado um único dia o pagamento dos servidores públicos", afirmou.

Mosquini mencionou ainda a implantação das infovias, as reformas administrativas nas quais o governador enxugou cargos comissionados, a auditoria na folha de pagamento e o baixíssimo nível de endividamento do estado. De acordo com o deputado agências de risco rebaixaram a nota de vários Estados - como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais - mas Rondônia ficou de fora deste ranking negativo. Mosquini parabenizou toda a equipe de secretários do Governo de Rondônia pela austeridade e eficiência na gestão pública.

"O Governador Confúcio Moura tem transformado Rondônia em um celeiro agrícola". No setor produtivo destacou a feira de negócios Rondônia Rural Show e apontou as potencialidades do estado como a produção de soja café, milho, arroz, leite e exportação de carne.

Mosquini destacou os investimentos do estado em tecnologia, que têm permitido o aumento da produtividade sem agressão ao meio ambiente.

O parlamentar rondoniense abordou um tema que é unanimidade entre a população rondoniense: a duplicação da BR 364. Mosquini afirmou que já fez diversas cobranças junto ao Ministério dos Transportes para que a chamada "rodovia da morte" seja duplicada, principalmente no trecho Vilhena—Porto Velho em função do escoamento da produção de soja. E afirmou que empunhará a bandeira da duplicação com mais força em 2016.

Sobre a BR-319, que liga Porto Velho a Manaus, Mosquini criticou os órgãos de controle, em especial o Ibama, pela dificuldade na concessão das licenças necessárias para as obras de recuperação da rodovia. No entanto, como secretário executivo da Frente Parlamentar em Prol da BR-319 está confiante na breve retomada das obras.

Ao longo do discurso Mosquini fez um balanço de suas atividades parlamentares e fez questão de destacar a necessidade de o Governo Federal fazer a cessão das terras públicas devolutas da União para o Governo do Estado. De acordo com o deputado o Programa Terra Legal, implantado pelo Governo Federal, é um "belíssimo projeto mas é muito lento". Mosquini tem um projeto tramitando na Câmara dos Deputados para que as terras devolutas da União possam ser cedidas ao Estado de Rondônia, que deve fazer a gestão dessas terras públicas, e promover a regularização fundiária. "Um filho sem certidão de nascimento, pode-se dizer que não tem pai; uma terra que não tem documento pode-se dizer que não tem dono".

Sobre a exploração do garimpo de diamantes na Reserva Roosevelt, na grande região de Espigão do Oeste, Mosquini defende a regularização.

"Eu estive no Ministério da Justiça, no Ministério do planejamento. Há um projeto tramitando nesta Casa, do Governo Federal, que poderá regularizar essa exploração de diamantes em terras indígenas".

Ao final Mosquini reiterou sua confiança no futuro de Rondônia, estado que está em "excelentes mãos com o governador Confúcio Moura à frente".

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também