Rondônia, 23 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

OAB convoca candidatos para ato cívico pela ética na política

Segunda-feira, 12 Julho de 2010 - 15:47 | OAB


Na manhã desta segunda-feira, o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira da Costa, encaminhou correspondência a todos os candidatos a governo e aos presidentes de partido, convocando-os para o ato cívico que será realizado no dia 30 de julho, às 18h, no auditório Agenor de Carvalho na sede da entidade. Na oportunidade, a OAB, como faz desde 2004, vai tomar por escrito termo de compromisso dos candidatos com uma campanha limpa e com uma administração transparente e voltada aos interesses da maioria da sociedade.



O presidente da OAB Rondônia, Hélio Vieira, lembra que as bandeiras em favor de uma política limpa, sem compra de votos, e do voto consciente, vem sendo defendidas pela advocacia brasileira com apoio de várias entidades que desejam ver o Brasil ocupar seu lugar de destaque no concerto das Nações.

A iniciativa de promover ato cívico em busca de melhoria na política, segundo Hélio Vieira, é uma forma de garantir a população uma campanha política livre de corrupção. “A população precisa ver quem é o candidato, seu passado, à qual partido ele pertence e quais são seus projetos para poder escolher com sabedoria. Se não fizermos isso, o cenário político não mudará nunca”, salientou.

A realização do ato cívico em que é recolhida a assinatura dos candidatos a cargo majoritário é uma prática adotada pela OAB desde a gestão Orestes Muniz, há seis anos. O ato cívico conta com apoio dos movimentos sociais e da Arquidiocese de Porto Velho, tendo tornado-se fator preponderante para a formação de um comitê de combate a corrupção eleitoral e pela ética na política.

“A luta pela ética na política está se fortalecendo. Toda a comunidade, poderes e organizações devem se mobilizar em prol dessa causa nobre e benéfica. Muito se fala sobre corrupção, agora é hora de combatê-la na raiz”, acentua o presidente da OAB Rondônia, lembrando a importância da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que foi formalizada a partir da comoção social.

Show pela cidadania

Após o ato cívico, a OAB promove o ato show pela cidadania com o cantor Nasi (ex-Ira), no Clube dos Advogados, na Avenida Rio de Janeiro, bairro Lagoa. De acordo com Hélio Vieira, o ato comemora a aprovação da Lei da Ficha Limpa e é uma forma de inserir a sociedade na cobrança pela aplicação da nova Lei. “A entrada para o show é um quilo de alimento não perecível. O alimento será distribuído para as comunidades carentes”, reitera.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também