Rondônia, quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Domingo, 10 de Janeiro de 2010 - 11h10

OAB prevê 2010 como ano de mobilização em defesa da cidadania e do voto limpo

RONDONIAGORA


O ano eleitoral de 2010 deve ser marcado pela mobilização da sociedade em favor de um processo eleitoral justo e limpo. As entidades que tem condições de mobilizar a cidadania devem trabalhar no sentido de esclarecer sobre a importância do consciente e estarem atenta ao comportamento dos candidatos. De sua parte, a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rondônia, vai fazer uma grande movimentação, sobretudo junto a classe estudantil.

As declarações são do presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, que propõe a união de vários segmentos da sociedade numa grande mobilização em favor da cidadania. “Penso que não há momento mais propício para se discutir os rumos de Rondônia com a eleição de dirigentes comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar dos menos favorecidos, mas, acima de tudo, de comportamento ético e que trate com respeito e observância às leis os recursos públicos”, afirma o representante da advocacia de Rondônia.

Hélio Vieira afirma que a OAB vai se movimentar, contando com o trabalho voluntário dos advogados no projeto OAB Cidadania, para fazer palestras de conscientização sobre a importância do voto honesto e desvinculado de interesses imediatos ou mercantilistas. “Vamos utilizar a experiência que adquirimos nos últimos para ajudarmos a população a entender que o voto não tem preço, tem conseqüência. E essa conseqüência pode ser a eleição de políticos bons ou ruins, do ponto de vista da defesa do interesse público”, assegura o presidente da OAB Rondônia.

Ele acrescenta que além do trabalho sobre voto limpo, as palestras levadas às escolas ou entidades como associações de bairros que desejar participar do debate, vai focar também na importância de se manter constante acompanhamento e fiscalização das ações dos eleitos. Segundo Hélio Vieira, a participação da sociedade no processo democrático não pode se resumir ao momento do voto. “O exercício da cidadania presume constante participação dos vários segmentos sociais no debate necessário ao desenvolvimento regional”. Observa.

Para realizar esse trabalho de conscientização social, o presidente da OAB Rondônia lembra que a entidade tem parceiros importantes, como o Ministério Público, a Justiça Eleitoral, a Polícia Federal e segmentos importantes dos movimentos sociais com os sindicatos e algumas igrejas.

2009 melancólico

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia lembra que o ano de 2009 foi marcado por infindáveis escândalos, injustiças, violência exacerbada e impunidade e que deve servir de exemplo para o eleitor dar o troco a muitos políticos envolvidos em escândalos e que certamente estará batendo à porta para pedir voto. “O cidadão não pode esquecer que ele é o agente da mudança que o Brasil precisa. E ele tem de se valorizar com pessoa trabalhadora e honesta na hora de escolher seu candidato, que também devem ter esses predicados.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions