Rondônia, 28 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Óleo diesel pode ficar mais barato em Rondônia, afirma Mosquini

Sexta-feira, 20 Março de 2015 - 16:27 | Assessoria


O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB/RO) participou na manhã da última quinta-feira (19) de reunião da bancada do PMDB que deliberou sobre vários temas pertinentes à economia do país.



Um dos assuntos tratados é a desoneração fiscal do óleo diesel, que é a principal reivindicação dos caminhoneiros que recentemente protestaram em vários estados do país.

O óleo diesel responde por quase 50% dos custos dos caminhoneiros autônomos e a redução do valor é determinante para a continuação das atividades.

Caminhoneiros consultados afirmaram que gastam em média R$ 2,97 por quilômetro rodado, e deste valor 48% - ou seja R$ 1,40 - são custos do óleo diesel. Com o alto custo do combustível a lucratividade do setor fica comprometida.

"Estou especialmente empenhado nesta decisão do meu partido de sugerir a redução do PIS e Cofins do diesel, a fim de reduzir os custos no setor de transporte. Reduzindo o frete, além de melhorar as condições de trabalho dos caminhoneiros, automaticamente há uma redução no preço dos alimentos", explicou Mosquini.

Caso seja aprovada esta redução poderá implicar em uma diminuição do preço do óleo diesel na bomba em torno de 7%. Para o consumidor o litro pode ficar até 0,22 centavos mais barato.

O PMDB, que tem a maior bancada da Câmara dos Deputados, tratará da desoneração fiscal do óleo diesel diretamente com a equipe econômica do Governo. Já houve uma sinalização da Casa Civil de que o Governo está disposto a negociar.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também