Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

OPERAÇÕES DA PF ACONTECEM EM GUAJARÁ E NOVA MAMORÉ

Segunda-feira, 20 Maio de 2013 - 09:26 | RONDONIAGORA


A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (20/5) nos municípios de Guajará-Mirim/RO e Nova Mamoré/RO, duas operações no combate ao desvio de recursos públicos por meio de fraudes em licitações.



A primeira operação, denominada 8666, teve início em meados de 2012. Um grupo de empresários, em conluio com políticos, alguns servidores e ex-servidores da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim/RO, vinha fraudando licitações, especialmente em relação às reformas do Posto de Saúde Carlos Chagas e da Creche Municipal, financiadas com recursos do Projeto PROINFÂNCIA, do Governo Federal. Entre os investigados, destacam-se, também, três policiais civis do estado, advogados, engenheiros, arquitetos e empresários.

A outra operação, Pau-Brasil, revelou que alguns dos empresários envolvidos na Operação 8666 vinham também fraudando licitações realizadas pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária -INCRA. As investigações desenvolvidas em parceria com a Controladoria Geral da União -CGU, descobriram fraudes em contratos de obras localizadas no Assentamento Pau-Brasil no município de Nova Mamoré/RO, com envolvimento de servidores públicos federais.

Estão sendo cumpridos em Guajará-Mirim e em Porto Velho 19 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal.

Nas duas operações participam 120 policiais federais dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de 13 servidores da CGU, de vários estados. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL TAMBÉM É PRESO EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL; Veja lista

O delegado da Polícia Civil Júlio César Árabe Gomes da Silva é um dos presos das operações “8666” e “Pau-Brasil”, desencadeadas nesta segunda-feira...

DUAS OPERAÇÕES DA PF EM RONDÔNIA INVESTIGAM FRAUDES EM LICITAÇÕES

A Polícia Federal cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em várias cidades de Rondônia, desde as primeiras horas desta segunda-feira. A oper...

ADVOGADOS E AGENTES TAMBÉM PRESOS NAS OPERAÇÕES "8666" E "PAU-BRASIL"; Veja onde atuavam 13 envolvidos

Pelo menos dois advogados e três agentes policiais também foram presos durante o cumprimento de mandados de prisão cumpridos pela PF, durante as operações “8666” e “Pau-Brasil”.