Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

PARTIDO DE ANA DA 8 PEDE SUSPENSÃO DE PROCESSO CONTRA ZEQUINHA ARAÚJO, DENUNCIADO NA TERMÓPILAS

Quinta-feira, 18 Abril de 2013 - 16:42 | RONDONIAGORA


PARTIDO DE ANA DA 8 PEDE SUSPENSÃO DE PROCESSO CONTRA ZEQUINHA ARAÚJO, DENUNCIADO NA TERMÓPILAS

Partiu do PT do B, legenda da deputada estadual Ana Lucia Dermani de Aguiar, a “Ana da 8”, o pedido formal para que a Assembleia Legislativa determinasse a paralisação na tramitação de Ação Penal contra o deputado José Francisco de Araújo (PMDB), o “Zequinha Araújo”, acusado de receber propina do foragido Valter Araújo (PTB) e assim garantir o pleno funcionamento dos esquemas descobertos pela Operação Termópilas. A Casa de Leis vota a sustação do processo nos próximos dias.



Filiado ao PMDB há mais de 15 anos, ainda não estão claros os motivos para o próprio partido de Zequinha Araújo declinar de assinar o pedido para sustação do processo. Segundo a Constituição do Estado, que repete a federal, a única exigência é que a petição seja feita por partido com representação na Casa de Leis e o PT do B é representado por Ana da 8, também denunciada na Operação Termópilas por corrupção.

O presidente regional da legenda, Miguel Ferreira de Queiroz, disse, em contato com o RONDONIAGORA, que desconhecia o pedido de “salvação” de Zequinha Araújo, mas confirmou que pediu sustação beneficiando Ana da 8. “Estou viajando e desconheço isso. Mas pode ter sido assinado pelo vice, Flávio Luiz Braga”. De fato, o ofício que chegou a Assembleia é assinado por Braga.

Durante a última semana, o pedido de sustação do processo contra Ana da 8 foi aprovado com 14 votos favoráveis. Pedido semelhante beneficiou o deputado Flávio Lemos. Assim, o Tribunal de Justiça é obrigado a paralisar o andamento das ações penais envolvendo os dois parlamentares, tendência que deve se repetir com Zequinha Araújo. Segundo a Constituição, após aceitar a denuncia, o Judiciário deve oficiar o Parlamento de que o deputado está sendo processado. Se um partido se manifestar pedindo a sustação, o plenário decide o caso e por maioria, pode paralisar o andamento da ação penal.

Além de Ana da 8, Flávio Lemos e Zequinha Araújo, outros dois parlamentares tiveram aceitas as denuncias por envolvimento em esquemas descobertos na Termópilas: Euclides Maciel e Jean Oliveira, ambos do PSDB. A Executiva Nacional da legenda já proibiu a regional de pedir sustação de processos, mas o PT do B pode repetir o inusitado pedido, a exemplo do que fez com o caso de Zequinha Araújo. “É meu direito, está na Constituição”, afirmou o parlamentar defendendo a iniciativa da legenda.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também