Rondônia, 23 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

PMDB confirma prévias para o próximo dia 14

Quinta-feira, 05 Novembro de 2009 - 11:04 | Walbran Júnior


Com a publicação da resolução 001/2009, nesta sexta-feira (6), o Diretório Estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) faz o lançamento oficial das prévias do partido para a escolha do candidato que concorrerá ao governo do Estado no dia 2 de outubro do próximo ano. Por enquanto, apenas dois pré-candidatos registraram a intenção de participar do pleito interno: o prefeito de Ariquemes em segundo mandato consecutivo, Confúcio Moura e a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão, que administrou o município também por dois mandatos seguidos.



O prazo para registro de pré-candidaturas, postulação aberta a qualquer filiado, se encerra às 19h desta sexta-feira (6), no entanto, há uma espécie de consenso de que apenas os dois nomes já postos deverão concorrer.

As prévias serão realizadas no próximo dia 14 (sábado), no Clube Vera Cruz, em Ji-Paraná, região central do Estado, município escolhido estrategicamente para facilitar o acesso aos mais de 50 mil filiados em todo o Estado, número que situa a sigla peemedebista como a maior legenda organizada de Rondônia.

O PMDB é o primeiro partido a realizar as prévias, oportunidade em que cerca de 400 filiados aptos ao voto indicarão quem concorrerá à sucessão do governador Ivo Cassol.

Poderão participar como votantes os membros titulares e suplentes dos Diretórios Estadual e Nacional; titulares e suplentes do Diretório Estadual do PMDB-Mulher; titulares e suplentes do Diretório Estadual da Juventude; senador Valdir Raupp, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vices, vereadores, delegado e suplente à Convenção Nacional e Estadual e por fim, membros de eventual comissão interventora ou provisória.

Ganhando tempo

Em alguns casos, como no dos parlamentares que são membros de diretórios, haverá o voto cumulativo. Isto é, uma mesma pessoa vota duas vezes, uma por cada função. Essa possibilidade, inclusive, impedirá que sejam utilizadas urnas eletrônicas na votação das prévias, vez que a área técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cederia as urnas, teria tempo insuficiente para adequar os equipamentos às pessoas a quem esse segundo voto é facultado.

Com a realização das prévias, o PMDB abandona o processo de escolha do candidato em convenção, que é geralmente realizada no mês de junho, a poucos meses da eleição, dificultando a divulgação do nome do candidato. Com as prévias, o partido ganha tempo na definição de seu candidato e a convenção passa a ter caráter meramente homologatório. Quem vencer as prévias, por maioria simples de votos, sem contabilizar brancos e nulos, será indicado à homologação. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também