Rondônia, 23 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Polêmica do transporte ofusca grandes problemas de Porto Velho na Câmara

Terça-feira, 14 Julho de 2015 - 17:54 | RONDONIAGORA


Polêmica do transporte ofusca grandes problemas de Porto Velho na Câmara

É salutar a discussão sobre a manutenção do emprego dos mais de 1.200 pais e mães de família do transporte coletivo, mas é evidente a cortina de fumaça criada entre Legislativo e Executivo para ofuscar os verdadeiros e principais problemas da cidade. A Capital continua com o cenário de obras inacabadas. Nosso cartão postal são os intermináveis viadutos. A Saúde capenga e as ações de urbanização nos bairros acabam engolidas pela insatisfação popular com a gestão do prefeito Mauro Nazif. A tribuna da Câmara, que deveria ser o palco das cobranças, virou uma guerra entre vereadores da bancada governista e a oposição. Na sessão desta terça-feira, o médico Macário Barros (PSB), que preferiu se ausentar da votação do decreto legislativo sustando o Chamando Público Emergencial, fez acusações contra o colega Everaldo Fogaça (PTB). O comentário acabou virando gozação nas redes sociais. Porto Velho precisa focar nos seus grandes problemas e a administração municipal dar respostas urgentes aos clamores da sociedade.



Guerra na Justiça

A Procuradoria Geral do Município (PGM) encaminhou nota as redações refutando o decreto legislativo, promulgado nesta terça-feira pela Mesa Diretora da Câmara, explicando que a decisão do Legislativo acabou afrontando as decisões do Tribunal de Justiça de Rondônia. O caso certamente vai parar no TJ e a “novela” do transporte permanece na pauta dos vereadores. O procurador Mirton Moraes também levantou suspeitas sobre o rito do decreto legislativo, que não teria obedecido as normas legais da Casa.

Recado velado


O empresário Laércio Aguiar, diretor da Rondônia Alimentos, uma subsidiária de um grupo há mais de 40 anos no mercado brasileiro, deixou transparecer sua insatisfação com o Governo por ter aberto caminho para construção de mais dois frigoríficos de abate do peixe no Estado. Até o final do ano passado, os produtores de pirarucu em cativeiro não tinham como comercializar o pescado e alguns chegaram a soltar em rios e lagos em protesto. A Rondônia Alimentos foi convidada a atuar no setor e aceitou, mas não gostou da abertura de mercado para outras duas empresas. A empresa fará investimentos na ordem de R$ 45 milhões na construção da indústria em Porto Velho.

Rondônia Investe

É nome do programa criado pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) para atrair novos investidores. O coordenador Rubens Nascimento fará uma longa jornada a partir de setembro nos estados de São Paulo, Goiânia e no Distrito Federal em busca de novos parceiros. A ordem do governador Confúcio Moura para o Conder é trazer compradores para os produtos primários. O pirarucu foi o grande exemplo. Até o final do ano de 2014 não havia interessados na compra da espécie. Rubens Nascimento articulou a vinda da Rondônia Alimentos.

De malas prontas

Miguel Queiroz e os deputados estaduais Dr. Neidson (Guajará) e Jesuino Boabaid (Porto Velho) estão de saída do PT do B. A legenda foi arregimentada pelo deputado federal Lindomar Garçon (PMDB). Um aliado do parlamentar assumiu o controle da regional do partido.

De pires nas mãos

Não há precedentes para a crise instalada em Costa Marques. O prefeito Chico Território (PT) pediu ajuda do deputado estadual Laerte Gomes (PEN) para buscar uma solução e sair da lista negra dos devedores da União. Os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) estão retidos e não há como pagar os 25% da Educação aos profissionais do ramo, como determina a Lei. Experiente na área, já que exerceu o mandato de prefeito e presidente da AROM, Laerte já convocou os técnicos da entidade para ajudar o prefeito a sair do buraco. A situação de Costa Marques não é novidade e deve se repetir em outros municípios. A crise chegou avassaladora e quem não tiver pulso firme na gestão pública sofrerá seus efeitos econômicos e políticos.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também