Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Prefeitura retoma obras da Avenida Rio de Janeiro; prefeito e governador vistoriam obras executadas em parceria

Terça-feira, 07 Junho de 2022 - 09:12 | da Assessoria


Prefeitura retoma obras da Avenida Rio de Janeiro; prefeito e governador vistoriam obras executadas em parceria

As obras de infraestrutura na avenida Rio de Janeiro, no bairro Jardim Santana, serão retomadas pela Prefeitura de Porto Velho. A ordem de empenho foi assinada pelo prefeito Hildon Chaves na manhã desta segunda-feira (6).
Os trabalhos chegam novamente na região, graças ao investimento próprio do município no valor de R$ 1,4 milhão para a continuação e finalização dos serviços. O trecho é de importância estratégica para a região, uma vez que possibilita a conexão entre o condomínio popular Orgulho do Madeira, na zona Leste, à avenida Governador Jorge Teixeira.
A execução já recomeça com os trabalhos de drenagem, terraplanagem e, posteriormente, a pavimentação. A obra estava paralisada devido a atrasos de repasse por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional. A prefeitura, então, conseguiu encerrar o convênio e assumiu a obra.
“Em tão pouco tempo teremos um acesso extraordinário para quem mora no Orgulho do Madeira, que é o nosso maior conjunto residencial da capital. Ou seja, os moradores poderão sair do local em linha reta, pela avenida Rio de Janeiro até a Jorge Teixeira”, declarou o prefeito Hildon Chaves.
A obra já segue com 71% de execução feita por uma empresa terceirizada, sob gerenciamento da Secretaria Municipal de Obras (Semob). “Essa obra que já havia se arrastando por algum tempo, agora passa a contar com um grande reforço. A expectativa é que se conclua nos próximos 120 dias”, pontuou Diego Lage, titular da Semob.

Infraestrutura

A obra contempla mais de sete quilômetros que recebem o serviço de recapeamento, pavimentação, alargamento, drenagem, meio-fio, sarjeta e calçada. Um investimento, no total, de aproximadamente R$ 6 milhões. O avanço dos trabalhos no trecho entre as ruas João Pedro da Rocha e Mané Garrincha já registra, aproximadamente, seis quilômetros de recapeamento já executados.

Após a conclusão das obras, também está prevista a inclusão de uma linha do transporte coletivo urbano na região. Com o andamento dos serviços na avenida Rio de Janeiro, Porto Velho registra a marca de 30 obras em andamento simultaneamente.

Expectativa

A retomada das obras traz, também, uma nova perspectiva de vida para os moradores do bairro Jardim Santana e região. Marta Lima é moradora do bairro há apenas dois meses. “Quando e eu meu esposo começamos a construir nossa casa, enfrentamos muitos desafios para levar os materiais de construção. Por isso é muito gratificante ver de perto essa mudança acontecer bem na frente de minha residência. Uma vida nova para nós, que vai trazer melhorias para nossos vizinhos e nossas crianças. Já consigo ver esse cenário aqui totalmente novinho”, declarou

Do mesmo sentimento compartilha o senhor Antônio Sousa Rodrigues. Morador do bairro há 30 anos, ele conta que já enfrentou muitas situações desconfortáveis devido a crítica situação das vias. Mas, agora, com a chegada das obras, a expectativa é que as coisas vão mudar. “No verão é poeira e no inverno, lama. Com a conclusão das obras espero que tenhamos mais qualidade de vida e facilidade de acesso para o centro, melhorando ainda o tempo de percurso”, observou.
“Uma grande conquista para a população da zona Leste”, assim definiu a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Jardim Santana, Daiana Reis. Ela destaca que a obra contempla, ainda, os bairros Socialista e Orgulho do Madeira. "Trata-se de uma obra de grande relevância, pois irá facilitar o acesso para ambulâncias, para a polícia e para os moradores, proporcionando mais facilidade e dignidade quanto à trafegabilidade na via. Agradecemos à Prefeitura de Porto velho que, sem dúvida, fará a diferença para a população e valorização nas áreas da zona Leste”, enfatizou.
PARCERIA COM O ESTADO
A assinatura da ordem de empenho também contou com a presença do governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual destacou a importância da soma de forças em prol do desenvolvimento da capital, bem como de todo o Estado.
“A população precisa de autoridades que estejam em união. Para que a gente consiga fazer obras tão importantes como esta, aqui no bairro Jardim Santana. E isso realmente vale muito a pena. Estamos vivendo, na prática, um governo municipalista, somando forças em prol do desenvolvimento de nossos municípios bem como de nosso estado”, afirmou Rocha.
O programa de asfaltamento “Tchau Poeira”, do governo do Estado, é uma das parcerias com o município de Porto Velho. As obras, executadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), seguem em andamento em diferentes vias na Capital.
Ainda na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito Hildon Chaves e o governador Marcos Rocha, juntamente com equipe técnica, visitaram as frentes de serviços na Avenida Guaporé. Em seguida, a comitiva seguiu para o bairro Igarapé onde vistoriaram as obras de drenagem realizadas no local.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também