Rondônia, domingo, 18 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 20 de Outubro de 2014 - 11h49

Presidente da Assembleia denuncia descaso e omissão com os bens culturais de Rondônia

RONDONIAGORA


O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD) classificou de vergonhosa a depredação do patrimônio histórico e cultural da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e repudiou a omissão do Governo Estadual, da Prefeitura de Porto Velho e da União através do Iphan - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, diante do vandalismo que vem ocorrendo com os bens culturais de Rondônia. Destacou o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho que em tese as autoridades diretamente envolvidas na guarda e conservação dos bens da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, devam responder administrativamente e judicialmente, por ser inadmissível, que mesmo diante de tantos órgãos criados para esta finalidade, estes fatos ainda venham acontecer, e praticamente nada acontece.

De acordo com o deputado Hermínio Coelho infelizmente o que se constata no complexo da Estrada de Ferro é o abandono e a violência, com seguidas ocorrências de assaltos, estupros, brigas, prostituição de crianças e jovens, e até a comercialização e o consumo de drogas. “Como o poder público não assume suas responsabilidades, a bandidagem toma conta do local”, complementou ele.

Continuando, o deputado lamentou o descaso da Prefeitura de Porto Velho, que mesmo diante dos seguidos apelos de historiadores, museólogos, ex-ferroviários e familiares, quanto a extrema necessidade da guarda de bens, como no caso dos veículos e outras peças, nada foi feito. Alertou ainda o parlamentar, sobre a necessidade de se fazer inclusive uma auditoria dos recursos disponibilizados nos últimos 10 (dez) anos para serem empregados na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, visando se checar tecnicamente sua correta aplicação.
Ao concluir, o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho disse da necessidade urgente da Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico e Turismo, proceder um amplo levantamento das peças existentes no complexo ferroviário, principalmente após a última enchente do Rio Madeira, que deixou submerso aquele local. “É de se lamentar que no centenário de Porto Velho, tenhamos que cobrar seriedade e responsabilidade com relação ao patrimônio histórico e cultural de nossa terra”, disse o parlamentar.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions