Rondônia, sábado, 24 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 11 de Junho de 2014 - 14h06

Presidente do TRE fala sobre voto limpo na Assembleia Legislativa

TRE-RO


Presidente do TRE fala sobre voto limpo na Assembleia Legislativa
“Nos próximos meses o Brasil viverá momentos decisivos para o seu futuro. As 32 equipes se preparam para entrar em campo e eu espero que vençam os melhores, aqueles verdadeiramente comprometidos com as transformações que este país necessita”. Com essa fala inicial, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Moreira Chagas levou plenário e galeria da Assembleia Legislativa a pensar que ele estava fazendo uma abordagem sobre o início dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, que começa nesta quinta-feira. No entanto, o presidente da Corte Eleitoral de Rondônia referia-se ao processo eleitoral, com 32 partidos aptos a disputar a eleição e as providências que a Justiça Eleitoral em Rondônia vem adotando para que tudo transcorra normalmente, em que pesa os transtornos provocados pela cheia do rio Madeira que invadiu as instalações do TRE, obrigando-o a requisitar imóveis do governo do Estado para evitar prejuízos ao processo eleitoral. Em sua fala, durante audiência pública na manhã desta quarta-feira no plenário da Assembleia Legislativa, o presidente do TRE-RO fez uma ampla explanação sobre a situação atual das instalações da Justiça Eleitoral e aproveitou para falar da campanha que vem sendo desenvolvido em favor do voto consciente e as parcerias que vem sendo celebrada para que este trabalho alcance o maior número de pessoas possíveis.

Conforme explanou Moreira Chagas, “estamos prestes a viver grandes acontecimentos neste ano em nosso país, a esperança não está em quebrar ônibus, órgãos, praças e cidades. A esperança está numa palavra pequena mais de grande poder que o eleitor tem em mãos, o voto”.

Moreira Chagas destacou a importância de alguns projetos desenvolvidos no âmbito do Tribunal, como o Projeto Patrulha Eleitoral: “Este projeto, tem o objetivo de engajar estudantes do ensino médio, na fiscalização de condutas praticadas, pelos candidatos, durante as suas campanhas eleitorais. Assim agindo, os estudantes poderão compreender melhor o processo eleitoral e servir como multiplicadores na sociedade, perante sua família e amigos.”

“A proposta da Justiça Eleitoral é despertar a cidadania e a responsabilidade cívica dos brasileiros sobre a transformação e desenvolvimento do País por intermédio do exercício do sufrágio com ética e consciência. Um povo bem informado e estruturado em processo político participativo, certamente escolhe melhor, partido e candidatos, e, está ciente do seu poder de fiscalizar atos políticos partidários de modo geral”, salientou.

Após a explanação o presidente fez uma breve exposição sobre os impactos da cheia do rio Madeira nas instalações da Justiça Eleitoral de Rondônia. Apresentou um vídeo com o edifício sede e seus anexos completamente tomados pelas águas e explanou sobre as providências adotadas para evitar prejuízos ao processo eleitoral deste ano: “Essa situação de improviso gera muito problemas, mas tranqüilizo a sociedade quanto ao andamento dos trabalhos, graças à diligência dos integrantes da Corte e a abnegação dos nossos servidores”, reiterou o desembargador Moreira Chagas.

Moreira Chagas acrescentou que o momento é de reflexão quanto à necessidade de mudança definitiva das instalações do Tribunal Regional Eleitoral para outra região da cidade, posto que essa é a primeira grande enchente pós-construção das usinas do Madeira e não se sabe ao certo se isso se tornará um evento cíclico. O presidente do TRE pondera quanto à incerteza de outras cheias em futuro próximo e apresentou as alternativas para uma possível mudança, tendo em vista que o TRE está provisoriamente alocado no Centro Político Administrativo do Governo do Estado.

Após a explanação do presidente do TRE, vários deputados usaram a Tribuna da Casa para manifestar apoio às iniciativas da Corte Eleitoral de Rondônia e elogiar a condução que vem sendo dada pela atual administração.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions