Rondônia, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 18 de Novembro de 2015 - 09h23

Presidida por Expedito Netto, comissão volta a discutir motores a diesel para veículos leves

Assessoria


Presidida por Expedito Netto, comissão volta a discutir motores a diesel para veículos leves
Presidida pelo deputado rondoniense, Expedito Netto, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados continuou debatendo o uso de motores a diesel. Representantes do segmento ambiental participaram nesta terça-feira (17) de Audiência Pública na Comissão destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 1013, que dispõe sobre a fabricação e venda de veículos utilitários movidos a óleo diesel. Atualmente, o Brasil só pode equipar com motores a diesel, veículos mais pesados. Amplitude de Mercado

O Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida, se posicionou contrário ao projeto de lei.
Após abordar que o Brasil já arca com a importação de 15% do Diesel utilizado no país, para Marco, a implementação de veículos a diesel no Brasil acarretaria um cenário de desvalorização do petróleo e por consequência, do etanol.
O Secretário afirmou que o etanol, por ser fonte de combustível limpa, merece investimentos de políticas que favoreçam e impulsionem sua fabricação e comercialização no mercado interno, uma vez que nos últimos dois anos, o consumo de etanol voltou a crescer no Brasil.

Impactos Ambientais

O Gerente de Divisão de Emissões Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Vanderlei Borsari, enfatizou a emissão de gases poluentes pelos motores a diesel.
Vanderlei lembrou que grandes potências europeias que liberaram os motores a diesel para todos os veículos, como Paris e Londres, hoje se posicionam para reduzir a frota a diesel a fim de reduzirem os impactos ambientais.

Rudolf de Noronha, o Gerente de Projeto do Departamento de Qualidade Ambiental da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, explanou que a emissão de partículas e gases tóxicos, tais quais carbono negro e de óxidos de nitrogênio.

Opiniões Favoráveis

O Conselheiro da SAE Brasil, Luso Martorano, se posicionou favorável ao projeto de lei. Luso afirmou que o Brasil tem se destacado em pesquisas e implementação de modernização dos motores de veículos automotores, e que os possíveis impactos ambientais resultantes de veículos a diesel, seriam comparados aos níveis emitidos pelos motores a gasolina e etanol.

Debates

O deputado Expedito Netto (SD-RO), Presidente da Comissão, ressaltou a importância dessa série de audiências públicas da comissão especial sobre motores a diesel. "É importante convocarmos o maior número de autoridades para debater sobre essa assunto que é bastante delicado, afinal, de um lado temos a economicidade dos motores a diesel, frente ao seu grau de poluição quando comparado aos outros combustíveis. Aguardo que essa Comissão seja responsável por tomar a melhor decisão para a população brasileira, por isso, continuaremos com os trabalhos e analisando os requerimentos.”

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions