Rondônia, 08 de maio de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Principal aliada do prefeito na Câmara, Sofia Andrade foge das votações polêmicas

Quarta-feira, 07 Maio de 2025 - 11:40 | Redação


Principal aliada do prefeito na Câmara, Sofia Andrade foge das votações polêmicas

Alvo de denúncias nas redes sociais sobre uma eventual barganha política com o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, em troca de apoio na Câmara, a vereadora Sofia Andrade (PL) sumiu durante as votações polêmicas na Casa na sessão de terça-feira. Na pauta, mesmo com voto contrário dos vereadores Marcos Combate, Devonildo Santana e Nilton Souza, o Executivo garantiu a recriação da Agência Reguladora de Serviços Públicos ao custo de R$ 5,2 milhões, a criação de jetons e supersalários na Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e no Instituto de Previdência do Município (IPAM). Em uma ação tática, a Secretaria Geral de Governo (SGG) enviou o projeto de criação da Guarda Municipal Armada junto com as matérias polêmicas para “abafar” a repercussão negativa do aumento de salários dos comissionados e criação de novos cargos.

No domingo, quando os projetos foram disponibilizados no sistema eletrônico, Sofia avisou seus pares que precisava fazer uma viagem urgente para fora do Estado. O presidente da Câmara, Gedeão Negreiros, até avisou que ela poderia votar por vídeo, mas seu voto não foi registrado pela Mesa Diretor. Sofia defende o “bolsonarismo”, que prega a redução de gastos no poder público, costumes cristãos e a liberdade de expressão. Mas como tem indicações na prefeitura de cargos inclusive para seus familiares, ela não foi contra as mensagens do prefeito Léo Moraes.

 

Reforma em junho

 

O prefeito Léo Moraes avisou aos vereadores que estará implementando a reforma administrativa no mês de junho. Ele aprovou a matéria no início da gestão, mas só no segundo semestre deve passar a valer o texto legal. As alterações incluem a Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura, absorvendo as atuais pastas do Turismo, Esporte e Cultura, sob a liderança do seu irmão, Paulo Moraes Jr, pré-candidato a deputado estadual; a criação da Secretaria de Inclusão e Assistência Social, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Governo e o Gabinete de Governança.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também