Rondônia, segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 15 de Agosto de 2018 - 14h28

Projeto aprovado na ALE prevê pesca de pirarucu somente em comunidades isoladas

da Assessoria


Projeto aprovado na ALE prevê pesca de pirarucu somente em comunidades isoladas

O Projeto de Lei Ordinária nº 1043/18 de autoria dos deputados Maurão de Carvalho (MDB) e Hermínio Coelho (PCdoB) teve aprovação dos demais durante a realização de sessão ordinária desta terça-feira (15).

Pela proposta, fica alterado o parágrafo único do artigo 27 da Lei nº 1.038, de 22 de janeiro de 2002, que estabelece diretrizes para a proteção à pesca e estímulos à aquicultura do Estado.

Segundo a justificativa do projeto, os parlamentares foram procurados por representantes da área pesqueira do Estado e de empresários que comercializam o pirarucu e do secretário do Meio Ambiente, Hamilton Santiago Pereira, onde houve consenso entre as partes para alterar o dispositivo, retornando à redação original.

No artigo 27 reza que é proibida a captura, transporte e criação da espécie pirarucu (arapaima gigas), exceto com prévia autorização do órgão competente.

A redação do parágrafo único declara que “a pesca do pirarucu, vedada no artigo anterior, só será permitida em comunidades isoladas do Estado, se praticada de forma artesanal, com fins de subsistência, e uma vez obedecido o período proibido e observado o tamanho mínimo de captura estabelecido.

Com isso, o consenso no momento é por esta redação, mas posteriormente, todas as partes envolvidas discutirão nova redação, concluem os parlamentares proponentes.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/politica/projeto-aprovado-na-ale-preve-pesca-de-pirarucu-somente-em-comunidades-isoladas)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions