Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Projeto de Lei do deputado Jean Oliveira propõe Censo Inclusão no Estado de Rondônia

Terça-feira, 10 Dezembro de 2019 - 09:29 | da Assessoria


Projeto de Lei do deputado Jean Oliveira propõe Censo Inclusão no Estado de Rondônia

O deputado Jean Oliveira (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa, projeto de Lei que dispõe sobre o Programa do Censo Inclusão para a identificação do perfil socioeconômico e das características das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida do Estado de Rondônia.

O Programa Censo Inclusão tem por objetivo, identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no âmbito dos municípios do Estado de Rondônia, e levantar informações que sirvam de parâmetro para criar e reformular políticas públicas e planejamento que promovam a acessibilidade às pessoas da população com qualquer tipo de deficiência.

O Censo ainda identificará, além do perfil socioeconômico, a necessidade de medicamentos especiais para tratamento de doenças raras não atendidos pela rede pública, cujas compras dependam de medidas judiciais, e estabelecerá providências para o atendimento da necessidade de cada pessoa doente ou com deficiência, com atendimento continuo e ininterrupto.

A coordenação do Programa Censo Inclusão ficará a cargo da Secretaria de Estado de Saúde ou outro órgão que cuide dos programas para pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, que adotará as providências necessárias para o seu desenvolvimento e acompanhamento.

“Não raro, vemos a luta das famílias que tem pessoas com deficiências físicas, mentais ou que necessitam de tratamento especial e caro, irem se socorrer nos tribunais. Isso é causado pela ausência do Estado em identificar as necessidades das pessoas com deficiência ou que necessitam de tratamento especial”, cita o deputado na justificativa da sua proposta.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também