Rondônia, sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 07 de Março de 2008 - 10h28

Projeto de Neri institui programa de análise estrutural das escolas estaduais

assessoria


Projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Acompanhamento e Promoção de Análise Completa da Estrutura das Escolas Públicas Estaduais a cada três anos foi apresentado na Assembléia Legislativa pelo deputado Neri Firigolo (PT). A proposição do deputado petista, que será analisada pelas comissões técnicas da Assembléia Legislativa, visa oferecer ao Governo do Estado mecanismo que possibilite atender as reclamações e solicitações por reformas das escolas estaduais. “A cada ano, os pedidos por reformas aumentam e, no entanto, poucas são as melhorias efetivadas nos estabelecimentos de ensino. Em alguns casos, o desgaste natural do tempo tem tornado as dependências das escolas inutilizáveis, quando não um atentado à integridade física dos alunos e funcionários. Em outras situações, as escolas não mais comportam o crescente número de alunos, necessitando, com urgência, de expansão estrutural”, ressalta Firigolo.

A verificação das instalações internas e externas (muros, quadras esportivas, sistemas elétricos e hidráulicos e outras instalações) está prevista no projeto de lei, sendo que para a efetivação do programa o Governo do Estado poderá firmar convênios com entidades de classes e seus respectivos Conselhos de Engenharia e Arquitetura. Quando se indicarem a necessidade de reformas em escolas, os resultados dessas análises deverão, através da Secretaria de Estado da Educação, ter o seu conteúdo incorporado na proposta orçamentária imediatamente subseqüente a análise.

Segundo o projeto de lei, terão prioridade as escolas estaduais com mais de quinze anos de existência, ficando o Governo com prazo de um ano para a efetivação da realização de análises estruturais em todas as escolas estaduais de Rondônia. Firigolo esclarece ainda que, ao término do mandato do governador, o Estado deverá apresentar relatório completo da estrutura física de todas as escolas públicas sob sua responsabilidade, enumerando as que passaram por obras com a discriminação do que foi feito, valor gasto, além de apresentar laudo técnico da estrutura das demais escolas que não passaram por obras naquela gestão. O relatório deverá se publicado no Diário Oficial do Estado e no Site do Poder Executivo.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions