Rondônia, terça-feira, 18 de janeiro de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 16 de Dezembro de 2021 - 08h54

Projeto do presidente Alex Redano proíbe destruição de máquinas e equipamentos apreendidos em operações ambientais

da Redação


Projeto do presidente Alex Redano proíbe destruição de máquinas e equipamentos apreendidos em operações ambientais

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia Alex Redano (Republicanos) teve aprovado em plenário na última terça-feira, 14, Projeto de Lei 1511/21 de sua autoria, que determina proibição aos órgãos ambientais do Estado de Rondônia, a destruição e inutilização de bens particulares apreendidos nas operações e fiscalizações ambientais no Estado de Rondônia.

Na justificativa do Projeto, o presidente Alex Redano destaca que a destruição de máquinas, equipamentos e veículos particulares nestas operações, ainda que tenha previsão em decreto federal de 2008 e na Instrução Normativa de 2008 do Ibama, não está abarcado por outros princípios constitucionais e fere o direito de propriedade do cidadão, o devido processo legal, transfonando-se em uma forma abusiva, truculenta imposta no tempo da autotutela, da época dos monarcas.

“A destruição desses bens no ato de fiscalização ou operação, trata-se de uma ação truculenta e que não permite nenhuma defesa ao cidadão, ataca o direito do devido processo legal, sem nenhuma oportunidade de defesa. A destruição imediata de máquinas, equipamentos, veículos e ferramentas fere o direito de propriedade, fere o direito ao contraditório e da ampla defesa, não podendo o cidadão, mesmo que depois de sua defesa seja inocentado, ter direito a reaver o seu bem, pois o mesmo já foi destruído. Da forma como está, ninguém se responsabiliza pela devolução do patrimônio particular e, de todas as formas quem perde é o cidadão”, disse o deputado.

Ainda na defesa do projeto em plenário, Alex Redano solicitou que “todo o material apreendido em operações ambientais seja entregue a um fiel depositário e, no final do processo, se perdido pelo proprietário, seja encaminhado à prefeituras, associações ou entidades filantrópicas, para que possam fazer o uso social do bem”, destacou.

O projeto foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares presentes na sessão e recebeu elogios dos parlamentares e da sociedade civil, uma vez que garante direitos e dá destinação certa e justa à coisa apreendida. O projeto segue para sanção do governador Marcos Rocha.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions