Rondônia, 16 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Proposta que determina reserva de assentos preferenciais em estabelecimentos é aprovada em Comissão

Terça-feira, 11 Junho de 2024 - 11:55 | da Secom/ALE


Proposta que determina reserva de assentos preferenciais em estabelecimentos é aprovada em Comissão

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) aprovou na manhã desta terça-feira (11) o projeto de lei nº 205/2023 que dispõe sobre a obrigatoriedade de destinação obrigatória no percentual mínimo de 5% de espaços e assentos para o uso preferencial de pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida, idosos e gestantes em estabelecimentos que disponham de praça de alimentação, bares, restaurantes e similares. O encontro ocorreu no Plenarinho 2 da Casa de Leis.

O projeto é de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) e tem o objetivo de promover a inclusão social além de assegurar a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

De acordo com Camargo, a falta de espaços reservados e assentos preferenciais nesses locais pode gerar desconforto, constrangimento e até mesmo risco à segurança e bem-estar.

"A implementação dessa medida contribui para a valorização da diversidade e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Ao promover a igualdade de oportunidades, estamos fortalecendo os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da igualdade, além de estimular a adoção de práticas empresariais socialmente responsáveis", frisou o parlamentar.

A reserva de vagas permite que as pessoas sejam atendidas com dignidade, conforto e segurança, garantindo a oportunidade de participar ativamente da vida social, cultural e econômica do país. “É essencial que os estabelecimentos comerciais possam separar esses espaços para que haja uma consciência de inclusão com o intuito que as pessoas possam ter um espaço adequado”, destacou o deputado estadual Delegado Lucas (PP).

Aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto de lei nº. 205/2023 será avaliado pelas comissões pertinentes e na sequência levado ao Plenário para debate e votação ordinária na ALE/RO.

O próximo encontro da Comissão de Defesa do Consumidor ocorrerá no dia 18 de junho, às 9h, no Plenarinho 2 da Assembleia Legislativa.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também