Rondônia, sábado, 17 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 13 de Abril de 2015 - 09h13

PSDB considera momentos nacional e local oportunos para exercer o protagonismo político

Valbran Júnior


O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) inaugurou sua nova sede municipal e regional, na manhã de sábado (11), em Porto Velho, numa cerimônia que lotou o auditório e salas da ampla casa localizada no cruzamento das ruas Nicarágua com Alexandre Guimarães, no bairro Nova Porto Velho. Apesar da ausência da estrela maior, Expedito Junior, muita gente prestigiou o evento. O presidente regional da legenda foi convocado pela cúpula nacional do partido para uma reunião de última hora em Brasília.O momento político nacional; a possibilidade de Expedito Junior assumir o governo com a eventual cassação do governador Confúcio Moura e o fiasco que os tucanos consideram a administração do prefeito Mauro Nazif, são vistos como oportunidades únicas para que o partido exerça um protagonismo mais proativo na formulação de propostas que estimulem o eleitor, cada dia mais desconfiado com a classe política.
Numa das paredes do auditório, um cartaz do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do PSDB, estampava a frase “longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, para fazer germinar novamente a esperança”, uma perfeita ilustração do momento vivido pelo partido. A notar pela empolgação dos oradores que se revezaram, com destaque para o decano Maurílio Vasconcelos, que representou Expedito, percebe-se que os tucanos pretendem focar a atuação na militância.

Sintonizado numa mudança de rumos, pela qual se propõe a um papel menos burocrático e mais militante, a sigla está reforçando suas instâncias internas, como o PSDB-Jovem, PSDB-Mulher e o Tucanafro, braço que discute a igualdade sociorracial, além do Instituto Teotônio Vilela, para investir pesado na formação política de seus militantes. A propósito, já tem seminário agendado para o dia 28, quando será debatida a reforma partidária.

CANDIDATURAS

O tucanato, que já bastante expressivo em Rondônia com dezenas de prefeitos, inclusive na capital, vereadores, deputados e muitas lideranças, principalmente a época de FHC, quer crescer agora na adversidade, apostando para isso na fragilização e desgaste de seu principal antagonista, o PT.

A convocação para levar para as ruas o debate em torno de candidaturas próprias nos 52 municípios foi feita pelo próprio Expedito que, por telefone, fez uma saudação aos companheiros de partido. Declaradamente a favor do fim das coligações proporcionais, o partido quer lançar candidaturas e nominatas completas para vereadores em todos os municípios. A legenda conta com cerca de 35 mil filiados, dos quais 11.700 só em Porto Velho. Segundo o presidente municipal licenciado, Lindomar Carreiro, outras 800 fichas de filiação estão prontas para serem registradas no TRE.

A grande incógnita ficou por conta de outra estrela, a deputada federal Mariana Carvalho que, por sua atuação na Câmara Federal, onde já ocupa a vice-liderança do partido e pelo espaço que vem conquistando por meio da participação como integrante da CPI do Petrolão, tem brilhado com intensidade crescente.

Citada por uns e ‘convocada’ por outros a assumir a candidatura à sucessão de Mauro Nazif, não disse que sim, nem que não. Num gesto de amadurecimento, apesar da juventude aos 28 anos, optou por não antecipar em mais de ano um debate que naturalmente não terá como não passar por ela quando chegar a hora.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions