Rondônia, terça-feira, 28 de setembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 07 de Novembro de 2011 - 17h18

PSDB, PV e PR selam acordo para as eleições municipais

RONDONIAGORA


PSDB, PV e PR selam acordo para as eleições municipais
Os presidentes dos diretórios do PSDB, PV e PR se reuniram na tarde desta segunda-feira para anunciar um acordo de intenções de coalizão para as eleições municipais de 2012. O encontro, realizado na sede do partido tucano na Capital, oficializou o pacto entre as legendas nos 52 municípios para as candidaturas majoritárias. “Há dias que estamos nos reunindo e agora vamos tornar pública a intenção do PSDB, PV e PR em caminhar juntos nos 52 municípios. Claro que teremos problemas em algumas cidades, mas vamos contornar as dificuldades sem fazer nada na marra, tudo democraticamente”, explicou o ex-senador Expedito Junior, presidente do PSDB rondoniense.

A exemplo do PV e PR, os tucanos, segundo Expedito, tem nomes com potencial para concorrer a Prefeitura de Porto Velho, principal reduto da disputa política do próximo ano. Ele citou o procurador aposentado Ivo Benitz, recém filiado ao PSDB, o deputado estadual Jean Oliveira e a vereadora da Capital, Mariana Carvalho, filha do ex-vice-governador Aparício Carvalho. “Claro que teremos regras e diretrizes para escolher um nome entre os três partidos”, asseverou o presidente do PSDB. Para o dirigente do PR, o ex-deputado Miguel de Souza, e também pré-candidato a prefeito, o grande “maestro” do novo pacto firmado entre os três partidos foi o ex-senador Expedito Junior. “Hoje é difícil um projeto de poder sozinho; é preciso ir a disputa em grupo”, defendeu o ex-deputado e ex-vice-governador.

O líder do PV, deputado federal Lindomar Garçom, que tem pleiteia a vaga de candidato a prefeito, disse que não sabe qual nome a coalizão vai anunciar ao eleitorado de Porto Velho, mas de uma certeza ele já tinha: esse grupo será o vencedor das futuras eleições porque começou a corrida sucessória abrindo ao público o pacto de aliança suprapartidária.

Pacto deflagra sucessão

O pacto firmado entre PSDB, PV e PR deflagra o processo sucessória em Porto Velho, maior colégio eleitoral de Rondônia. Os três partidos têm nomes fortes para concorrer a Prefeitura no próximo ano, entre os quais o deputado Lindomar Garçom (PV) e o ex-deputado Miguel de Souza (PR), duas importantes lideranças que são disputadas até pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para uma aliança. A ex-senadora Fátima Cleide, que representa uma corrente contrária ao atual prefeito Roberto Sobrinho, está conversando com os representantes desses três partidos. Pelo menos no PR e PSDB a receptividade é positiva ao nome da ex-senadora. Já com a corrente do prefeito Roberto Sobrinho a conversa é completamente inviável.

Expedito se mostra bom articulador

A exemplo das eleições estaduais, quando iniciou o processo de alianças, o ex-senador Expedito Junior se mostra mais uma vez um dos melhores articuladores políticos do Estado. Ele conseguiu um acordo a 1 ano das eleições municipais, reunindo lideranças emergentes de Porto Velho. PV, PSDB e PR ainda vão congregar mais siglas partidárias para compor o arco de aliança, devendo sair desses três o futuro candidato a prefeito e vice, além de boas nominatas para Câmaras Municipais.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions