Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

PSDC e PP organizam encontros em agosto, confira na coluna

Quarta-feira, 29 Julho de 2009 - 17:39 | RONDONIAGORA


Novo incêndio

A Assembléia Legislativa de Rondônia volta na próxima semana e a Mesa Diretora já tem reunião agendada para tentar debelar mais um clima tenso entre os parlamentares. O deputado estadual Miguel Sena (PV) prometeu denunciar ao Ministério Público o uso irregular da mídia oficial da Casa de Leis. Acusou mais uma vez o ex-senador e chefe da Casa Civil, Odacir Soares, de se locupletar com recursos públicos através da Rádio Rondônia FM 93,3. A interlocutores, Miguel tem dito que não vai parar até acabar com o contrato de publicidade entre a Assembléia e a PNA Publicidade. Inclusive, já andou apresentado até o novo assessor de imprensa da Assembléia, que deve assumir, segundo Miguel, quando Neodi Oliveira se transferir para o Palácio Presidente Vargas.

Na mesma moeda

O senador Expedito Junior (PR-RO) prometeu dar o troco na mesma moeda ao colega Valdir Raupp (PMDB-RO) nas emissoras de rádio em Guajará-Mirim. Em entrevista, Raupp teria dito que Expedito estava “pegando carona” nos projetos regulamentando o mototaxi, transposição dos servidores e do fim da dívida do extinto Beron. Na verdade, Expedito está no Senado há 3 anos, enquanto Raupp completa 8 anos em 2009. O projeto do mototaxi estava engavetando há 8 anos, mas Expedito brigou e conseguiu aprova a matéria na Casa. A dívida do Beron também foi extinta através do Projeto de Resolução nº 34 do Senado, mas a presidência da República preferiu descumprir e optou por tratar do assunto na Justiça. Em relação a transposição, Expedito tem feito articulação com líderes do PSDB e DEM para garantir a aprovação da PEC na Câmara, mas quem manda por lá é PMDB e PT.

Ausência notada

Por falar no senador Valdir Raupp, o PMDB fez festa hoje anunciando a nova fase das obras da sede própria da legenda em Rondônia. Raupp se apressou em negar a saída de alguns membros. Inclusive, o ex-senador Amir Lando, assediado pelo PC do B, também esteve presente ao lado de Raupp para fortalecer os laços com o partido. Mas a ausência notada mesmo foi dos deputados Marcos Donadon, Natan Donadon e do ex-prefeito Melki Donadon. Circula informação em Vilhena que parte da família estaria propensa a sair do PMDB e tentar a disputa majoritária fora do PMDB. Marlon Donadon, ex-prefeito de Vilhena, já confirmou que deixa as hostes peemedebistas na próxima semana. Disse que recebeu convites, mas não declinou quais siglas.

Progressistas

Novo tesoureiro do PP, Carlos Canosa anuncia um grande evento da legenda no mês de agosto para divulgar a nova composição da sigla, agora sob a presidência do governador Ivo Cassol. A legenda vai abrigar o deputado estadual Tiziu Jidalias, o ex-deputado Carlos Magno e a advogada Jaqueline Cassol, favorita da família do chefe do Executivo na disputa por uma das vagas à Assembléia Legislativa. Canosa trabalha à noite organizando a documentação do PP. Ainda tentaram segurar o ex-deputado Agnaldo Muniz, mas ele decidiu largar os progressistas reclamando da falta de espaço.

Bons de voto

No PP, Carlos Magno e Tiziu Jidalias, bons de votos nas regiões do Vale do Jamari e na Bacia do Leite, têm liberdade para escolher quais cargos disputar nas próximas eleições. Cassol tem incentivado a pré-candidatura de Tiziu ao Senado, mas o parlamentar trabalha para ser o vice do futuro candidato do grupo cassolista ao Palácio Presidente Vargas. Já Carlos Magno, cujos planos de ser vice foi frustrado pela Operação Dominó, contenta-se em concorrer a Câmara dos Deputados. Carlos Magno foi uma das grandes perdas para os democratas, que tentam “empurrar” a idéia de candidatura ao Governo ao prefeito José Bianco (DEM).

PSDC

Em agosto também deve acontecer o encontro estadual do PSDC em Ji-Paraná. Na disputa pela Assembléia Legislativa, Neodi Carlos Oliveira, presidente da Casa, e a ex-vereadora Glaucione Neri devem liderar a corrida. Na Câmara, o diretor-geral do DETRAN, Joarez Jardim, deve ser confirmado como pré-candidato. O PSDC integrará o bloco de partidos que apoiarão o futuro candidato do Palácio Presidente Vargas. Além de Carlos Magno (futuro PP), devem entrar no páreo Val Ferreira (PR), Moreira Mendes (PPS), Ernandes Amorim (PTB), Nilton Capixaba (PTB), Augustinho Pastore (PSDB), Sorrival da Emater (PP) e Lindomar Garçom (PV).

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também