Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 07 de Abril de 2009 - 17h34

Raupp defende redução de tributos no setor de alimentos

Senado


Ao saudar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) promovida pelo governo federal para diversos produtos como automóveis, caminhões e materiais de construção, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu a adoção de medidas de desoneração fiscal também para as indústrias do setor de alimentos.

Enfatizando o caráter essencial do mercado de produtos alimentícios sobre a qualidade de vida da população, Raupp tachou de "perversamente alto" o peso dos tributos na formação dos preços de alimentos. No caso de carnes, frutas e legumes, lembrou, os tributos representam, em média, 12% do preço final.

- E o mais grave é que essa tributação sobre os alimentos no Brasil se mostra fortemente regressiva, porque atinge com muito mais rigor e inclemência as camadas mais pobres da população - disse ele.

O senador ressaltou que enquanto em famílias com renda mensal superior a 32 salários mínimos os tributos incidentes sobre a alimentação representam apenas 0,9% de seus dispêndios totais, para famílias com ganhos mensais menores que mil reais o gasto sobe para 3,1%.

Nos dez maiores países da Europa, assinalou Raupp, a alíquota média dos impostos sobre a venda de alimentos fica na faixa dos 5%. No Reino Unido, a alíquota é zero, variando nos demais países de 4% a 7%.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions