Rondônia, 20 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Recadastramento em Colorado do Oeste tem bom êxito, afirma juiz

Segunda-feira, 24 Março de 2008 - 16:34 | RONDONIAGORA.COM


O juiz da 8ª Zona Eleitoral de Colorado do Oeste (RO), Acir Teixeira Grécia, falou durante entrevista à TV Cultura de São Paulo sobre a convocação da Justiça Eleitoral para os eleitores do município revisarem o documento. O eleitor deve comparecer ao Ginásio de Esportes Chagas Neto, local designado, tendo em mãos um documento de identificação e um comprovante de residência. O recadastramento está se processando pelo sistema biométrico, método digital novo no qual somente os eleitores de Colorado, em Rondônia, de São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS) - entre os 5.564 municípios brasileiros -, estão sendo cadastrados.

Segundo Acir Teixeira, quem não participar da revisão eleitoral até o dia 1º de abril terá o titulo cancelado no dia seguinte. Em comparação com os números fornecidos pelo IBGE, a diferença não é grande entre o total de habitantes e de eleitores. Esses dados do Instituto serviram de base para a Justiça Eleitoral abrir o procedimento de revisão. "De repente, muita gente foi embora para outras localidades do Brasil, e até para o exterior, para estudar ou por necessidade profissional". O recadastramento servirá para tirar dúvida quanto à disparidade. Possivelmente muitas pessoas que até mudaram de residência continuam no cadastro como eleitores de Colorado. A revisão, segundo calcula o juiz eleitoral, deve alcançar em média de 80,% dos eleitores.

Quanto à quantidade de eleitores com os títulos revisados até o momento, em Colorado, o juiz Acir Teixeira disse que está dentro da previsão. O prazo expira no dia 1º de abril. A Justiça Eleitoral procura dar o maior conforto possível aos eleitores, com horário de atendimento diário, inclusive nos feriados, sábados e domingos, das 8 horas às 18 horas.

Problemas de estradas e as constantes chuvas são as principais dificuldades enfrentadas pela Justiça Eleitoral para o recadastramento dos eleitores residentes nas áreas rurais , onde praticamente tem que ser feito um trabalho corpo a corpo para dar conhecimento da revisão, e dos efeitos de cancelamento para os que não comparecerem, disse o juiz. Acir Teixeira ressalva, ainda, que a população da área urbana vem atendendo em maior número ao chamado da Justiça Eleitoral. "Porém, alertamos aos ausentes até aqui a não deixarem o recadastramento para o último dia". Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também