Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Receitas médicas deverão ser digitadas em Rondônia

Terça-feira, 16 Dezembro de 2008 - 16:49 | RONDONIAGORA.COM


Projeto de lei do deputado Euclides Maciel (PSDB) determina que as receitas médicas sejam entregues digitadas aos pacientes. O parlamentar informa que a lei visa impedir a compra de medicamento errado e facilitar o entendimento do que foi prescrito. De acordo com Euclides, com base em estudos realizados pela Universidade Federal de São Paulo, “24% das pessoas que vão ao médico e não sabem qual medicamento foi receitado.”
“Farmacêuticos e balconistas tentam decifrar, com muita dificuldade, os garranchos e isso gera ainda mais intranqüilidade por parte do doente que acaba não tendo certeza se está usando o remédio correto”, relata o autor do projeto, acrescentando que “não é à toda que quando alguém tem caligrafia ruim se diz, popularmente, que tem letra de médico.”
Outro argumento defendido pelos médicos, segundo Maciel, é que os acadêmicos de Medicina têm muito o que anotar em pouco tempo e, assim, desenvolvem letra ruim. “Dizem também que, no passado, a letra do médico funcionava como um código para dificultar a auto-medicação. Mas, seja qual for a causa, o importante é corrigir esta situação que só traz prejuízos à sociedade.”
Euclides Maciel, ainda na defesa do projeto de lei, cita situações mais graves de doentes que receberam dosagens incorretas de medicamentos nos próprios hospitais porque os enfermeiros não entenderam a medida certa na prescrição. Ele diz que se baseou em normas já existentes. Decreto 20.931 de 1932 já determinava que a receita fosse escrita por extenso e de forma legível. Em 1973, foi aprovada a lei 5991 com determinação semelhante.

CONSELHO ESTADUAL
O deputado Euclides Maciel foi indicado para a direção do Conselho Estadual dos Direitos dos Portadores de Necessidades Especiais. Hérika Lima de Fontenelle foi indicada como suplente. Euclides tem um trabalho abrangente em Rondônia - e reconhecido - em favor dos portadores de necessidades especiais.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também