Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Roberto Sobrinho e Emerson castro ouvem os ribeirinhos e têm apoio

Segunda-feira, 08 Setembro de 2008 - 17:49 | Assessoria


Roberto Sobrinho e Emerson castro ouvem os ribeirinhos e têm apoio
O reconhecimento das comunidades ribeirinhas pelo trabalho realizado na atual administração municipal foi manifestado pelos moradores dos distritos ao prefeito Roberto Sobrinho, candidato à reeleição pela coligação “Trabalho de Novo Com a Força do Povo” e ao candidato a vice-prefeito Emerson Castro, durante visita às localidades de Calama, Demarcação, Santa Catarina e São Carlos.



Calama

A disposição de Roberto Sobrinho e Emerson Castro de visitar todas as comunidades, todos os bairros e todos os distritos, é observada pela população de Porto Velho. Incansáveis na campanha eleitoral, Roberto Sobrinho e Emerson Castro participaram de um jantar promovido no sábado à noite para arrecadar fundos de campanha. Prefeito candidato à reeleição e candidato a vice saíram do jantar por volta das 23:30 onde um carro já os aguardava para leva-los até Humaitá, e chegaram à cidade amazonense por volta de 03 horas da manhã de domingo. Às 07 horas Roberto e Emerson já estavam em um barco para início da jornada pelos distritos ribeirinhos.

Calama

A primeira reunião ocorreu em Calama, onde Roberto Sobrinho e Emerson Castro foram recebidos com festa pela comunidade. Emerson disse que conheceu Calama como secretário de Esportes, pasta através da qual a administração Roberto Sobrinho dedicou o apoio jamais recebido pelo distrito. Além de construir um ginásio poliesportivo coberto e de instalar iluminação no campo de futebol, a prefeitura apoiou diversas atividades esportivas na localidade.

A prefeitura também atuou com firmeza na educação, na saúde, no apoio à agricultura, e ampliou a infraestrutura do distrito. Mesmo sem ter feito promessas aos ribeirinhos, a administração Roberto Sobrinho construiu calçamentos nos bairros São Francisco e Tancredo Neves, construiu duas pontes, instalou caixa d’água, adquiriu 15 barcos para o transporte escolar, melhorou a merenda escolar e doou uniformes, kits escolares e livros didáticos. De todas as realizações, porém, uma é considerada especial pelos moradores: a aquisição da “ambulancha”, uma embarcação rápida equipada com todas as instalações de uma ambulância para transporte de pacientes em situação de emergência.

“Moro em Calama há 22 anos e nunca vi um prefeito que desse tanta atenção à comunidade. Os prefeitos sempre abandonaram os ribeirinhos. Só agora estamos nos sentindo cidadãos”, disse Ariston Santos Santana. A parteira Safira Ferreira de Paula, 68, ao ser questionada sobre a popularidade de Roberto Sobrinho entre os ribeirinhos, responde com um jeito próprio: “Ave Maria. Não tem nenhum prefeito melhor para nós. O povo fala bem do Roberto aqui porque ele fez muita coisa. E vai ser reeleito para fazer muito mais”, diz.

Demarcação

Esquecida pelos políticos e abandonada pelas administrações anteriores, a comunidade de Demarcação fica na margem direita do Rio Machado, onde residem mais de 140 famílias que vivem do que plantam e do que extraem da floresta. Como nas demais localidades, Roberto e Emerson foram recebidos com festa. A exemplo de Calama, Roberto é reconhecido em Demarcação como o único prefeito que deu atenção à localidade.

“Nasci e me criei nessa beira de rio e nunca vi ninguém fazer nada por nós. O Roberto chegou e fez. E olha que ele nem veio aqui pedir voto na eleição anterior, e também não prometeu nada”, disse o agricultor Antônio Prudêncio Sodré, 63 anos.

Em Demarcação a prefeitura melhorou o atendimento na área de saúde, levando o barco hospital para atendimento com consultas e exames, melhorou a escola João Gouveia, e levou transporte escolar e disponibilizou uma ambulancha. Antes a escola só tinha 24 alunos. Hoje são 98 crianças na escola.

Santa Catarina

Ainda no domingo Roberto Sobrinho e Emerson Castro visitaram a comunidade de Santa Catarina, onde também mantiveram contato com moradores de Nazaré, Conceição de Galera, Papagaio, Tira Fogo e Pombal.

Após os festejos da recepção dos moradores, Roberto e Emerson foram saudados pela artista plástica Rita Queiroz, que desenvolve junto àquelas comunidades um trabalho artístico e social. Roberto Sobrinho ouviu os ribeirinhos e reforçou o pedido de apoio para a reeleição, após relatar as principais realizações da prefeitura nas localidades.

“O Roberto é um amigo, e muito tem feito pelas comunidades que antes não tinham nenhuma assistência”, disse Rita Queiroz. “Só quem conhece a realidade e as dificuldades desse povo sabe dar valor ao trabalho que o Roberto vem fazendo”, completou a artista, justificando o apoio conquistado pelo prefeito candidato à reeleição junto às comunidades ribeirinhas.

São Carlos

Já era noite de domingo quando Roberto Sobrinho e Emerson Castro chegaram a São Carlos. A recepção calorosa se repetiu como nos demais distritos. Em São Carlos se reuniram, também, moradores das comunidades de Terra Caída, Brasileira e Cuniã.

Após ouvir os ribeirinhos, Roberto Sobrinho foi bastante aplaudido pelas realizações da prefeitura na localidade, onde foi construído um ginásio poliesportivo, construído o calçamento das ruas, adquirida uma “ambulancha”, adquiridas embarcações para o transporte escolar, e promovidas melhorias na educação e na saúde.

“Sei da importância dessas realizações para os moradores, mas ainda há muito para que fazer. Ainda falta muita coisa. Não costumo prometer nada. Prefiro atender as necessidades de acordo com as possibilidades da prefeitura. É assim, com sinceridade, que pretendo continuar esse trabalho”, disse Roberto ao pedir o apoio da comunidade para a sua reeleição. Em São Carlos Roberto Sobrinho anunciou a conclusão do calçamento das ruas e a reforma do posto de saúde.

Por volta de meia noite, mais de 24 horas após terem saído para visitar o Baixo Madeira, Roberto e Emerson retornaram para a cidade.

O coordenador geral da campanha, Marcelo Fernandes, disse que o candidato á reeleição Roberto Sobrinho e seu candidato a vice-prefeito, Emerson Castro, têm cumprido uma agenda intensa, sem se deixarem lavar por resultados favoráveis de pesquisas. “É até bom que os adversários pensem que a preferência nas pesquisas tem influenciado a campanha do Roberto. Enquanto isso Roberto e Emerson estão na estrada, como se estivessem em último lugar nas pesquisas”, disse Marcelo, lembrando que na eleição passada o prefeito Roberto Sobrinho estava com 3% e acabou saindo vitorioso.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também