Rondônia, terça-feira, 20 de novembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 18 de Dezembro de 2009 - 10h35

RONDÔNIA DEVE TER 4 NOVOS DESEMBARGADORES EM 2010, MAS SÓ 2 VAGAS SERÃO DA JUSTIÇA

RONDONIAGORA


O governador Ivo Cassol (PP) deve sancionar nos próximos dias, uma Lei aprovada na Assembléia na quarta-feira, que reestrutura a organização do Tribunal de Justiça de Rondônia, ampliando para 21 o número de desembargadores. Atualmente são 17 os membros da cúpula Judiciária estadual, mas apenas 16 estão legitimados. Um deles, o juiz Francisco Prestello de Vasconcellos teve a ascensão suspensa em razão de mandado de segurança impetrado pelo ex-presidente, Sebastião Teixeira Chaves, envolvido na Operação Dominó.

Apesar do projeto de Lei apresentado pelo Tribunal de Justiça definir que a nomeação dos novos desembargadores acontecerá somente com disponibilização orçamentária, é certo que eles devem mesmo ser empossados no próximo ano.

O RONDONIAGORA apurou que as 4 vagas a serem abertas serão ocupadas da seguinte forma: um será indicado pelo Ministério Público, uma outra vaga é da OAB e duas são indicações do próprio Judiciário. Neste caso, a situação do juiz Prestello poderia ser resolvida. No caso da OAB, a definição da lista sêxtupla cabe ao Conselho Seccional. De acordo com provimento do Conselho Federal, são eleitores os conselheiros estaduais. E no caso de indicação a Tribunal de Justiça os candidatos a vaga devem comprovar o prazo mínimo de 5 anos de inscrição na Ordem. A escolha só pode acontecer se existirem no mínimo 6 candidatos. Em número menor, a OAB deve reiniciar todo o procedimento de escolha, com publicação de novo edital. Os atuais dirigentes da OAB local não podem ser candidatos.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/politica/rondonia-deve-ter-4-novos-desembargadores-em-2010-mas-so-2-vagas-serao-da-justica)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions