Rondônia, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 12 de Dezembro de 2013 - 13h58

Rondônia terá moderno centro de diagnóstico

Senado


O Ministério da Saúde depositou na quarta-feira na conta do Consórcio Intermunicipal da Região Centro-Leste de Rondônia (Cimcero), o valor de R$ 1,3 milhão para a compra de equipamentos para a instalação de um moderno Centro de Diagnóstico em Rondônia.

Com o recurso proveniente do Fundo Nacional de Saúde, destinado por meio de emenda do senador Acir Gurgacz (PDT), serão adquiridos um eletroencefalograma, um mamógrafo digital (primeiro com essa tecnologia no Estado), um tomógrafo digital, e um raio X digital.

A chegada destes equipamentos deverá reduzir consideravelmente a fila de espera para realização de exames clínicos que necessitam de diagnóstico por imagem, que atualmente é de três meses.

“Precisamos melhorar o atendimento em saúde no Estado, e tenho feito um grande esforço para ampliar os serviços, o número de médicos, de profissionais do setor, de unidades de saúde, de hospitais e também de equipamentos modernos para que os diagnósticos sejam feitos com precisão, segurança e rapidez”, salientou o senador Acir Gurgacz.

O local de instalação destes equipamentos ainda está sendo discutida pelo Cimcero com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Existe a possibilidade que eles sejam instalados em um único local, formando um moderno Centro de Diagnóstico por imagem, bem como sejam distribuídos em cidades polos. “Essa é uma decisão que será tomada com base em critérios técnicos, dentro da política de descentralização da saúde no Estado”, destacou Acir.

O presidente do Cimcero, João Nunes Freire, destacou que, independente do local, o mais importante é que o Estado garanta as condições para implantação, operação e manutenção destes equipamentos, uma vez que o custo é alto. “Esses equipamentos são fundamentais para a melhoria no atendimento em saúde no Estado, para que as pessoas saibam com mais rapidez e segurança o diagnóstico de suas doenças e façam o tratamento correto, portanto, agradecemos a emenda do senador Acir Gurgacz e vamos trabalhar junto com o governo do Estado para usá-los da melhor forma possível”, disse Nunes.

Os equipamentos de última geração são capazes de realizar exames precisos, rápidos e seguros, com imagens tridimensionais e resultados em 24 horas. O equipamento de radiologia digital, por exemplo, emite baixas doses de radiação e proporciona a visualização da imagem em computador e impressão da imagem à laser. O mamógrafo digital detecta qualquer alteração nas mamas, até mesmo as que não são detectadas pelo toque, e emite diagnósticos precisos. O tomógrafo previsto no edital, também é de ponta, com capacidade para reconstrução tridimensional por imagem de qualquer parte do corpo.

Atualmente, o Cimcero tem aprovado junto ao Ministério da Saúde o Centro de Diagnóstico Nathália Salomão Gurgacz, projetado para ser instalado em Ji-Paraná, mas que ainda não possui instalação física. Recursos da ordem de R$ 480 mil já foram empenhados pelo Ministério da Saúde para esta finalidade, faltando apenas a liberação.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions