Rondônia, 28 de Novembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Secretários de Agricultura de todo país pedem agilidade no Código Florestal

Quarta-feira, 23 Março de 2011 - 11:35 | Câmara


A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), presidida pelo deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), ganhou mais um importante apoio na sua luta pela aprovação do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados. Uma comitiva do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) entregou ao presidente da Câmara, Marco Maia, uma carta reforçando o apelo da sociedade brasileira pela votação urgente do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).



Segundo a presidente do Conseagri, Tereza Cristina Corrêa, em junho, 90% dos produtores irão entrar na ilegalidade. Por isso, a urgência da votação. O conselho pede que a proposta apresentada pelo deputado Aldo Rebelo seja colocada em pauta antes de junho. “O que os produtores rurais do país desejam com a aprovação do novo código é que eles possam produzir com a mesma liberdade de seus concorrentes em todo o mundo, respeitando o meio ambiente e com todas as garantias de sustentabilidade”, diz a entidade.

O Conseagri argumenta, ainda, que “num mundo em que a escassez de produtos é um horizonte anunciado por todos, o Brasil não pode e não deve prejudicar de modo tão grave sua economia rural que é um patrimônio de todos”.

Moreira participou de reunião com os 27 secretários estaduais de Agricultura pela manhã e da solenidade na Presidência da Câmara, à tarde, e disse que a mobilização de toda a sociedade é ponto crucial para a aprovação do CF. “Essa iniciativa do Conseagri demonstra o quanto é importante mudar a legislação ambiental. É uma questão que envolve a vida de todos nós, pois estamos falando da produção de alimentos, algo essencial à vida. Esperamos que mais entidades sigam este exemplo e venham somar esforços conosco, pois é uma luta de todos os cidadãos e cidadãs brasileiros”, ressaltou.

O deputado fez uma referência especial ao secretário de Agricultura de Rondônia, Anselmo de Jesus, lembrando que ele “tem sido um grande parceiro do produtor rural”. Moreira adiantou que confia na seriedade do presidente Marco Maia e no seu compromisso (firmado com a bancada produtora de alimentos) de colocar a matéria em votação.

Além do deputado, também estavam presentes na entrega da carta ao presidente Marco Maia os secretários de Agricultura do Mato Grosso, Gilson Francisco da Silva, e de Minas Gerais, Elmiro Alves.

Cooperativismo
Ainda nessa terça, à noite, Moreira participou da solenidade de relançamento da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). Na oportunidade, foi lançada oficialmente a Agenda Legislativa do Cooperativismo 2011, iniciativa conjunta da frente e da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

ALE manda 14 deputados para manifestações em favor do Código Florestal

A sessão desta terça-feira na Assembléia Legislativa não deve acontecer. Um grupo de 14 deputados estaduais, além de vários representantes de entid...

Rondônia mobiliza mais de 400 pessoas em favor do Código Florestal em Brasília

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), elogiou a grande participação das entidades de classe...

MOREIRA MENDES DEIXA PPS E ASSUME PRESIDÊNCIA DO PSD EM RONDÔNIA

A nova legenda articulada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, garantiu um aliado de peso no cenário político de Rondônia. O deputado feder...

NOVO PARTIDO, PSD GARANTE DOIS DEPUTADOS FEDERAIS DE RONDÔNIA

O novo partido, articulado pelo prefeito Gilberto Kassab, arrebanhou dois deputados federais de Rondônia. O PSD garantiu a ida dos deputados federa...