Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Senado realiza audiência em Pimenta Bueno a pedido de Acir

Quinta-feira, 28 Novembro de 2013 - 10:52 | Senado


A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal realiza nesta sexta-feira, no município rondoniense de Pimenta Bueno, audiência pública para avaliar a implantação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em execução nos estados amazônicos. O debate será sobre os problemas encontrados na cadeia produtiva, tais como industrialização e comercialização, bem como a integração com os órgãos estaduais e federais na execução dos programas.



O senador Acir Gurgacz, autor do requerimento para realização da audiência, lembra o que estado de Rondônia produz atualmente cerca de 15 mil toneladas de pescado por ano. É o terceiro maior produtor em quantidade de peixes capturados dos rios amazônicos e o primeiro na produção de peixe em cativeiro.

“É uma produção pequena, considerando o enorme potencial de crescimento, mas se levarmos em conta os projetos desenvolvidos pelo governo do Estado, com o apoio das usinas hidrelétricas, para o aproveitamento do lago das barragens, Rondônia poderá saltar em breve para uma produção de 80 mil toneladas por ano, assumindo o topo no ranking nacional na produção do pescado”, explana o senador.

Para Acir, a piscicultura é atualmente uma das atividades mais rentáveis para a agricultura desde que organizada a cadeia produtiva. Com este plano, o agricultor familiar, organizado em associações e cooperativas, terá uma renda segura para sua propriedade”, frisa Acir.

Foram convidados para participar da audiência representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, do Ministério do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social de Rondônia - SEDES.

A audiência pública terá início às 14 horas, (horário de Brasília), na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno e terá transmissão ao vivo da Rádio e TV Senado.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também