Rondônia, domingo, 25 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 13 de Setembro de 2016 - 09h35

Sessão solene entrega medalha do Mérito Legislativo a Giocondo Vale

Da Assessoria


Sessão solene entrega medalha do Mérito Legislativo a Giocondo Vale
Foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo em sessão solene proposta pelo deputado Ezequiel Júnior (PSDC) ao pecuarista Giocondo Vale, na tarde desta terça-feira (12), pelos relevantes serviços prestados em favor do Estado.Giocondo Vale ficou conhecido nacionalmente como o “fazendeiro de Rondônia, exemplo de produção, com a preservação da natureza”. O reconhecimento nacional se deu com a reportagem do programa Globo Rural, exibido pela Rede Globo em nível nacional, na edição do último dia 17 de julho.

Gil, como é popularmente conhecido, é proprietário da fazenda Dom Aro, localizada no município de Machadinho do Oeste. Há 20 anos ele trabalha com a questão da sustentabilidade em sua propriedade. Farmacêutico de formação cursou pós-graduação em gestão ambiental para melhor administrar seu negócio.

Sua propriedade é reconhecida pela Embrapa como a primeira do Estado a receber o atestado de adequação ao Programa de Boas Práticas Agropecuárias, Bovinos de Corte (BPA).

A Fazenda Don Aro é a segunda do Norte a receber a classificação ouro, por atender a 100% dos itens obrigatórios e 80% dos altamente recomendáveis pelo Programa, e a décima no Brasil nesta categoria”, citou o deputado.

O reflorestamento teve início há 20 anos, tendo atualmente, somente em teca, madeira nobre e que é utilizada para o reflorestamento, 12 mil pés, além de castanheiras. A propriedade tem uma área de quase 1.600 hectares, sendo 249 de áreas de preservação permanente, 163 de reserva legal e 58 de reposição florestal.

Na propriedade também é realizada a recuperação do solo através de métodos naturais e já iniciou o plantio de soja e outras culturas em áreas que antes eram improdutivas.

Também é modelo em sustentabilidade no trato com o lixo e resíduos produzidos na fazenda e possui todos os funcionários registrados e com moradias individualizadas, além de proporcionar 40 dias de férias e salários por produtividade. Segundo o proprietário, já chegou a pagar 16 salários em um ano.

O deputado Ezequiel Junior, destacou a importância que Gil Vale tem para o Estado e que após a exibição da reportagem ganhou destaque em todo Estado e até em nível internacional. “Quero que esta homenagem sirva como exemplo aos demais produtores”, destacou.

“A medalha homenageia todos os teus colaboradores e a população de Machadinho. Para mim é uma honra reconhecer teu trabalho. Tens uma história de luta por Machadinho”, afirmou Ezequiel.

O deputado Edson Martins (PMDB) homenageou Giocondo Vale afirmando que ele é um fazendeiro e empresário que respeita a natureza, as leis ambientais e grande empreendedor do Estado, gerando riquezas que engrandecem Rondônia.

Giocondo Vale agradeceu a homenagem e a dedicou a todos aqueles que também acreditam ser possível produzir no bioma amazônico com sustentabilidade, respeitando a natureza.

Enalteceu o espírito de homem público do deputado Ezequiel Júnior e disse desejar que a trajetória do parlamentar seja a cada dia mais representativa e atuante.

Giocondo Vale destacou os apoios recebidos dos amigos, familiares e das instituições que auxiliam com apoio tecnológico como Emater e Embrapa, e o apoio do Banco da Amazônia e Banco do Brasil.

O sucesso da fazenda, afirmou, é conseguir manter a sustentabilidade junto com a produção de alimentos, seja em grãos e proteína animal.

Agradeceu a farmácia que foi o início, a porta de entrada para seu negócio. A fazenda teve início há 26 anos e é ancorada em ganhar dinheiro de forma sustentável, mas fortemente calcada no respeito à produção em sua cadeia como um todo, manejando bois e produzindo grãos.

“O dinheiro é importante, mas não é nossa moeda de troca. Nossa produção é toda focada no respeito ao ser humano, sem uso de venenos e produtos que possam causar doenças no futuro. Finalizo agradecendo a homenagem”, afirmou o pecuarista.

Depoimentos

Representando a Embrapa, Rhuan Lima afirmou que o trabalho desenvolvido pela fazenda Don Aro está se tornando modelo de sustentabilidade e produção e está sendo procurado por outros fazendeiros para ser também copiado.

A secretária de Estado de Ação Social, Herika Fontenele, parabenizou o homenageado e lembrou que o conhece quando morou em Machadinho, acrescentando sentir-se feliz em poder hoje prestar esta homenagem.

Secretário adjunto da Sedam, Francisco de Sales, afirmou que a história de Giocondo se confunde com a de Machadinho e que ele acreditou na produção quando poucos acreditavam, devido à baixa produtividade do solo, sendo merecedor da homenagem. “Gil soube respeitar a natureza, a legislação, conseguiu produzir e hoje se tornar um modelo para o Brasil”, destacou.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions