Rondônia, 28 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Sindicatos organizam ato público para marcar retomada de protestos pela Transposição

Segunda-feira, 10 Março de 2014 - 18:47 | Assessoria


Sindicatos organizam ato público para marcar retomada de protestos pela Transposição
Em reunião realizada nesta segunda-feira, os presidentes e diretores dos sindicatos de servidores estaduais de Rondônia decidiram promover na próxima segunda-feira, dia 17/03, na Praça das Três Caixas D’Água, em Porto Velho, um grande ato público.



O evento tem a finalidade de marcar a retomada das manifestações para cobrar do governo federal a conclusão da transposição dos servidores beneficiados pela Emenda Constitucional nº 60/2009 para a folha da União.

Para o ato público os sindicatos estão convidando os três senadores e os oito deputados federais que compõem a Bancada Federal de Rondônia no Congresso Nacional, e esperam a participação de milhares de servidores interessados na transposição.

Na reunião desta segunda-feira os sindicalistas fizeram uma análise do parecer da Advocacia Geral da União, com o acompanhamento do Procurador do Estado Luciano Alves de Souza Neto, e concluíram que a peça jurídica é esclarecedora e põe fim a quase todas as dúvidas da Comissão Interministerial.

A comissão, presidida por Geraldo Nicole, alegava a falta desse parecer para efetivar a transposição. Os sindicalistas aguardam, agora, o parecer da AGU sobre a situação dos servidores demitidos e dos temporários, que posteriormente tiveram o regime de contratação convertido, ainda antes da vigência da Constituição de 1988.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que agora, de posse do parecer da AGU, a Comissão Interministerial não tem mais argumentos para protelar a transposição. O parecer responde a todos os questionamentos sobre a documentação, situação até então usada pela Comissão Interministerial para não fazer a transposição.

O procurador do Estado, Luciano Alves, também considerou positivo o parecer da AGU, por colocar um fim a muitos dos entraves alegados pelo governo federal para transpor os servidores. Ele disse que esse parecer encerra definitivamente a questão técnica, e que agora a transposição é uma questão estritamente política.

Depois do ato público do dia 17 de março, os sindicatos organização outras manifestações, que podem ir do fechamento da BR 364 a novos atos de protesto com caravanas em Brasília. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Polícia Civil sinaliza com nova paralisação

Reunidos em assembleia na sede da Ulbra, em Porto Velho, os servidores da Polícia Civil manifestaram a possibilidade de paralisarem suas atividades...

Sindicalistas já falam de greve por melhorias

Os sindicatos das principais categorias do serviço público rondoniense já estão tratando dos indicativos de greve para este ano. A Educação, insati...