Rondônia, quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 09 de Novembro de 2010 - 11h14

TCU RECOMENDA SUSPENSÃO DE 32 OBRAS DO GOVERNO FEDERAL; UMA É EM RONDÔNIA

RONDONIAGORA


O relatório de fiscalização de obras públicas do Tribunal de Contas da União (TCU) apresentado nesta terça-feira (9) recomenda ao Congresso Nacional a paralisação de 32 obras - de 231 fiscalizadas 'in loco' entre janeiro e agosto - devido a indícios de  irregularidades.

Dessas, 18 integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O TCU também recomendou a retenção parcial dos recursos destinados a 6 obras, até que os problemas sejam resolvidos.

Em outras 184 obras, também foram encontrados indícios de irregularidades, mas, nesses casos, segundo o TCU, não se justifica a paralisação. Em nove obras fiscalizadas, o TCU não fez ressalvas.

Das 32 obras cuja suspensão foi recomendada pelo TCU, metade delas já apresentavam indícios de irregularidades em 2009. Apesar disso, segundo o tribunal, as recomendações não foram acatadas, e as obras continuaram. O TCU não tem poder para determinar a paralisação das obras - apenas faz recomendações ao Congresso e ao governo.

Em Rondônia

Duas obras apresentam irregularidades em Rondônia, embora que apenas uma tenha sido iniciada no Estado. A primeira refere-se a implantação da estação retificadora porto velho sob responsabilidade da Eletronorte, o linhão entre Porto Velho e Araraquara (SP). O TCU teve problemas em fiscalizar, daí a orientação de que há irregularidades.

O complexo Sistema de Esgotamento Sanitário de Porto Velho é a outra obra com graves irregularidades. Os técnicos apontaram restrição a competitividade da licitação decorrente de critérios inadequados de habilitação e julgamento, ausência de parcelamento do objeto embora técnica e economicamente recomendável, o sobrepreço decorrente de preços excessivos frente ao mercado e projeto básico deficiente ou desatualizado.  CONFIRA A LISTA DE OBRAS IRREGULARES A SEGUIR. SE PREFERIR, CLIQUE AQUI PARA ACESSAR EM FORMATO PDF:
 


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions