Rondônia, quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 21 de Maio de 2015 - 09h05

Técnicos em radiologia podem ter carga horária alterada

Assessoria


Técnicos em radiologia podem ter carga horária alterada
O deputado Cleiton Roque (PSB) encaminhou minuta de projeto de lei ao Poder Executivo para reduzir de 40 para 24 horas por semana a jornada de trabalho dos técnicos em radiologia. Agora o governador deve transformar a minuta em projeto de lei, para encaminhar a matéria à Assembleia Legislativa.
O parlamentar já apresentou indicação nesse sentido durante sessão desta terça-feira (19), após ser procurado por representantes da categoria, que solicitaram apoio ao pleito e pediram que Cleiton Roque seja o grande defensor dos técnicos em radiologia.
De acordo com o presidente do Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia, Adriano Célio Dias, até o ano de 2013 os profissionais cumpriam as 24 horas semanais, conforme prevê Lei Federal de 1985, mas o governo de Rondônia promoveu essa mudança.
“Essa profissão é de suma importância para o sistema de saúde, mas ao mesmo tempo de alto risco à saúde do servidor, que agora fica mais horas exposto à radiação”, afirmou.
Cleiton Roque afirma que já manteve reuniões com o governador, com o vice-governador e que tem certeza da preocupação das autoridades estaduais com a saúde do servidor público.
O parlamentar disse que o técnico em radiologia é um trabalhador que já tem assegurado o direito à carga horária de trabalho diferenciada, percepção de gratificações de risco de vida, insalubridade e periculosidade, no seu mais alto grau, em face das substâncias e fontes de irradiação ao qual ficam sujeitos.
O deputado disse acreditar que o Poder Executivo encaminhe o projeto de lei o quanto antes, pois existe o descumprimento de uma legislação federal, que passou a ser deixada de lado há dois anos. Ele afirmou ser preciso corrigir essa falha e que não existe perda para Estado e só profissional de radiologia sai perdendo, colocando em risco a própria saúde.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions