Rondônia, sábado, 18 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 14 de Abril de 2011 - 08h43

Termina nesta quinta prazo para regularização do título eleitoral

TRE-RO


O Tribunal Regional Eleitoral convoca os eleitores que não votaram nas últimas três eleições e não justificaram sua ausência a regularizarem sua situação até o dia 14 de abril, sob pena de terem seus títulos cancelados

Quem pode ter o título cancelado

Os eleitores que não votaram e não justificaram sua ausência às urnas nas últimas três eleições têm até amanhã, quinta-feira (14), para regularizar sua situação, sob pena de cancelamento do título eleitoral.

A relação de eleitores com inscrições passíveis de cancelamento em razão de ausência às urnas está em destaque na página inicial do sítio eletrônico do TRE (www.tre-ro.jus.br).

Para efeito de cancelamento, serão consideradas as ausências às eleições gerais e municipais, além dos pleitos suplementares, como é o caso do plebiscito de Extrema ocorrido em Porto Velho.

Os eleitores que detém a prerrogativa constitucional do voto facultativo não necessitam justificar sua ausência às urnas uma vez que estão isentos da obrigatoriedade do voto, são eles: os analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos.

Conseqüências do cancelamento do título

O eleitor em débito com a Justiça Eleitoral fica impedido de: obter passaporte ou CPF, se inscrever em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

Documentação necessária para regularização

O eleitor deve procurar o Cartório munido de seus documentos pessoais (original e cópia), título eleitoral, comprovantes de votação (se houver) e comprovantes de residência atual (original e cópia).

Horário de atendimento

Em Porto Velho, excepcionalmente amanhã (14), o horário de atendimento da Central de Atendimento ao Eleitor será estendido, funcionando das 7h até as 18h, sem intervalo.

No Shopping Cidadão da Capital o horário permanece inalterado, iniciando o atendimento às 7h e encerrando-se às 19h.

No interior do Estado os eleitores deverão procurar o Cartório Eleitoral mais próximo de sua residência para obter mais informações sobre o horário de atendimento. Através do link http://www.tre-ro.jus.br/cartorios/zonastxt/zonas.php o eleitor têm acesso aos dados básicos de sua Zona Eleitoral, como telefone, endereço, nome do Juiz Eleitoral e do Chefe de Cartório.

Números gerais

Em todo o Estado, 24.877 eleitores encontram-se sujeitos ao cancelamento de seus títulos, destes 9.837 são mulheres, 15.036 são homens e quatro estão com situação não informada no cadastro eleitoral.

O número de atendimentos na capital praticamente quadruplicou nesta última semana de regularização, saltando de 150 para 550 atendimentos diários.

No interior também houve aumento no número de atendimentos. Exemplificando, citamos dados de três cartórios eleitorais:

Em Vilhena e Ji-Paraná, segundo informações dos Chefes de Cartório, a procura dobrou na última semana.

Em Cacoal, tal como em Porto Velho, o atendimento praticamente quadruplicou nos últimos dias.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions