Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Tiziu confirma audiência para tratar da coleta seletiva de lixo

Sexta-feira, 07 Agosto de 2009 - 14:56 | ALE


A audiência pública sobre o projeto da ‘Coleta Seletiva do Lixo’, de autoria do deputado estadual Tiziu Jidalias (sem partido-Ariquemes) está confirmada para a próxima terça-feira, dia 11, a partir das 15 horas.



Foram enviados 1.500 convites para autoridades, órgãos públicos, escolas, faculdades, hospitais, associações de catadores de lixo, empresas privadas de todo o Estado. O deputado enfatizou que, o assunto envolve toda a população de modo geral e espera pela presença de mais de 500 pessoas no evento.

“Vamos tentar conscientizar as pessoas a respeito da separação correta do lixo e explicar a todos os danos que causam à natureza os materiais como baterias, garrafas, pedaços de ferro e, principalmente o lixo hospitalar. A decomposição desse material leva anos, além do risco de doenças e entupir esgotos e cair nos rios”, explicou Tiziu Jidalias, lembrando que há contado nos 52 municípios de Rondônia com o objetivo de criar cooperativas para a coleta seletiva do lixo. Tiziu também quer fazer um projeto para a criação de usinas de tratamento de lixo e acabar com os chamados lixões a céu aberto.

Além de contribuir com o bem da natureza e, principalmente, com a saúde pública, o deputado enfatiza que o projeto deve gerar pelo menos três mil empregos diretos em todo Estado, ajudando a fomentar a economia dos municípios. Tiziu Jidalias disse que o evento será uma ótima oportunidade para conscientizar a população e também para as pessoas exporem opinião sobre o tema. O projeto prevê a obrigação da separação do lixo nos órgãos públicos, escolas, empresas e condomínios, como ocorre nos hospitais.

500 toneladas de lixo

Geraldo Gonzaga de Lima, presidente Associação de Catadores de Rua de Porto Velho (Asprovel), a primeira da Capital, criada em dezembro de 2005, garantiu presença no evento disse que fará questão de pedir a palavra durante a audiência falar da importância da coleta seletiva do lixo. Ele disse que iniciou o trabalho de catador por necessidade pela sobrevivência, mas sabe do bem que faz ao meio ambiente. “Estou preservando a vida”, completou.

Hoje a Asprovel tem 20 catadores. Cada um deles, segundo Geraldo Gonzaga, apura entre 70 a 100 quilos de lixo reciclável por dia. O presidente a associação conta que a entidade já teve 53 membros, mas as dificuldades fizeram com que alguns desistissem. Geraldo é enfático em afirmar que esse é seu trabalho e não o larga. Segundo ele, em quatro anos a Asprovel já vendeu mais de 500 toneladas de lixo, inclusive para fora do Estado.

Geraldo se intitula os catadores de lixo como “separadores”. Na visão dele, tudo que é lixo deixar de ser após a separação. Ele diz que a Asprovel tem a missão de conscientizar a ensinar a separação do lixo. “Nosso trabalho ajuda a prefeitura a economizar muito dinheiro. A prefeitura paga R$ 120,00 por cada tonelada de lixo recolhido pelo caminhão que passa nas casas em toda acidade”, afirmou.
Projeto na Faculdade

A Faculdade Integrada de Ariquemes (Fiar) tem um trabalho voltado para a conscientização da separação do lixo com os alunos do curso de geografia, trabalho desenvolvido por Flávio Mota.

O que é a Coleta Seletiva do Lixo

A pedagoga pós-graduada pela Escola Superior de Guerra (Asdeg) e pesquisadora ambiental explica que a coleta seletiva é a separação dos materiais produzidos na fonte geradora (seja ela qual for) e o seu encaminhamento adequado às associações e a empresa que faz o serviço do recolhimento do lixo. Para ela, e fundamental que esse processo ocorra em todas as residências.

Constitucionalmente a coleta seletiva é de responsabilidade dos municípios, por isso a necessidade de envolvimento de toda a sociedade.

O objetivo da audiência é introduzir a população em políticas pubilicas para o engajamento da realização efetiva da coleta seletiva envolvendo todo município(autoridades civis, militares, prefeitos de todos os municípios e representantes da comunidade em geral.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também