Rondônia, quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 04 de Maio de 2010 - 15h36

Tiziu volta a cobrar do executivo a implantação da Universidade Estadual

Neth Fiorentino


Ao usar a tribuna na manhã desta terça-feira (04), o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual Tiziu Jidalias(PP-Ariquemes) voltou a cobrar do Poder Executivo a implantação da UNESTADO ( Fundação Universidade do Estado de Rondônia), bandeira levantada pelo parlamentar desde o início de seu mandato, quando Tiziu apresentou em plenário no dia 15 de fevereiro de 2007 a indicação para se instalar a Universidade.

De acordo com Tiziu, a Lei de n° 543, é a mais importante da Assembléia Legislativa. “Trata-se da lei mais importante desta casa, porém continua engavetada. Com a implantação da Universidade Estadual, estaremos proporcionando à população de Rondônia a oportunidade de acesso ao ensino superior gratuito, uma vez que, o custo de uma universidade particular é inacessível à maioria”, salientou Tiziu.

A Fundação Universidade do Estado de Rondônia foi criada pela Lei 543/1993. Em 2002, através da Lei Complementar n° 271, foram criados os cargos de Direção Superior para formar o quadro de pessoal da referida Universidade.

Outro ponto abordado por Tiziu, sobre a importância da universidade, refere-se a formação de profissionais, como Engenheiros de alimentos, de pesca, veterinários entre outros, os quais irão suprir a demanda das agroindústrias, por exemplo. “As agroindústrias, que em nosso Estado já é uma realidade, geram emprego, renda e contribuem para o desenvolvimento do Estado, necessitam de profissionais qualificados, no entanto me pergunto: Onde esses profissionais, em sua maioria, estão sendo formados? O nosso Estado tem potencial para capacitá-los, temos excelentes profissionais na área educacional, o que nos falta é dar oportunidade as pessoas mais carentes o acesso ao ensino superior gratuito, destacou.

Na ocasião, os deputados Silvernani Santos (DEM) e Jesualdo Pires (PPS), em aparte, parabenizaram Tiziu pela iniciativa de voltar a cobrar do executivo a implantação da UNESTADO.

Tiziu afirmou ainda, que a luta deve ser de todos os parlamentares. “Caso a UNESTADO não seja implantada até o final de meu mandato, eu gostaria muito que essa luta fosse de todos nós. Espero que, os que aqui continuarem não deixem de cobrar a implantação dessa Universidade, porque através dela, estaremos dando oportunidade e dignidade a quem mais precisa”, finalizou.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions