Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

TSE anula votos de Geraldo da Rondônia e composição da Assembleia pode mudar

Sábado, 26 Novembro de 2022 - 09:16 | Redação


TSE anula votos de Geraldo da Rondônia e composição da Assembleia pode mudar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou pela sexta vez o recalculo dos quocientes eleitorais e partidário em Rondônia, referente às eleições de 2018. A decisão pode alterar a atual composição da Assembleia Legislativa, uma vez que os votos atribuídos ao ex-deputado Geraldo da Rondônia foram considerados nulos. Ele foi condenado por financiamento ilegal de sua campanha e recorreu à Brasília. Na última quinta-feira (24), os ministros encerraram o julgamento decidindo por uma nova recontagem de votos.

O atual deputado estadual, Jesuíno Boabaid, que ocupou a vaga deixada por Geraldo Rondônia - afastado por condenação penal definitiva- tentou suspender o julgamento no TSE, mas não obteve sucesso. Votaram pela recontagem os ministros Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. 

A decisão pelo recálculo já foi enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia para cumprimento imediato, o que deve ocorrer na próxima semana.

Com a decisão de declarar nulos os votos de Geraldo da Rondônia, a Coligação PMN/PSC/PC do B, que tinha 54.947 votos e elegeu Neidson de Barros e Geraldo da Rondônia, passa a ter 45.515, podendo perder uma cadeira.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também