Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

TSE DIZ QUE EMENDA NÃO VALE NAS ELEIÇÕES DESTE ANO; CONFIRA COMO FICARIA O QUADRO NA CAPITAL

Quinta-feira, 18 Dezembro de 2008 - 11:52 | RONDONIAGORA.COM


A Justiça Eleitoral dá sinais que não irá tolerar alterações no número de vereadores já a partir de agora, como define a Emenda aprovada no Senado durante a madrugada e que deve ser promulgada ainda hoje. A alegação é que os partidos, como não sabiam, não indicaram número suficiente de candidatos nas eleições. Para o TSE as regras poderiam entrar em vigor se a Emenda tivesse sido aprovada até 30 de junho, mas como se trata de mudança na Constituição a decisão final é do Supremo. Se tiver validade, a Capital rondoniense passaria de 16 para 23 vereadores, entrando na faixa 8 da Emenda com população até 450 mil habitantes. O RONDONIAGORA fez simulações com base nas normas utilizadas pela Justiça Eleitoral para definir os eleitos. As duas maiores coligações eleitas em outubro, o PT e PV-DEM sairiam de 4 vereadores cada para 5.



Foram ocupadas 17 cadeiras com o quociente partidário. As outras seis foram supridas através de médias, em um total de 6. Confira o quadro final:

As simulações feitas pelo jornal já consideram a votação do ex-vereador Silvio Gualberto (PSB), que teve validados os votos pelo TSE e que não constavam nos resultados de votos válidos inicial do TRE. A votação válida em Porto Velho ficou em 199.407 votos.

Foram ocupadas 17 cadeiras com o quociente partidário. As outras seis foram supridas através de médias, em um total de 6. Confira o quadro final:

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também